ASSOBIO é sopro; um sopro musical. E sopro é vida.; a vida que passa pela cultura popular e pela sua transmissão constantemente renovada.” (1)

Depois do fim algo inesperado de um dos projectos mais cativantes da nova música tradicional portuguesa, os Chuchurumel, César Prata está de volta à ribalta. E muito bem. O novo projecto chama-se Assobio, já tem disco, um registo homónimo editado pelo Teatro Municipal da Guarda, e continua a lançar-se sobre o cruzamento da música tradicional portuguesa com novas linguagens musicais. Gravado entre Dezembro de 2008 e Março de 2009, “Assobio” é composto por 13 temas: cinco canções tradicionais da Beira Alta, duas da Beira Baixa, uma algarvia, uma canção tradicional de Salamanca, uma canção medieval, um instrumental original, uma oração alentejana e um outro original com letra de Américo Rodrigues e música de César Prata. Vanda Rodrigues é a voz do projecto.
No MySpace do projecto há muita coisa boa para assobiar!

ouvir

capa de Assobio
“Assobio” – Assobio (Teatro Municipal da Guarda, 2009)

género: tradicional

By Rui Dinis

Rui Dinis é um pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado intermitentemente desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.