breves

Lançamento de “A instável leveza do rock”, de Paula Guerra

Por em 28 Abr 2014

[NOTA DE IMPRENSA]

As edições Afrontamento e o Instituto de Sociologia da Universidade do Porto têm o prazer de convidar V. Exa. para a sessão de lançamento do livro de Paula Guerra, A instável leveza do rock. Génese, dinâmica e consolidação do rock alternativo em Portugal.

A sessão terá lugar no dia 30 de abril pelas 21:30 na Fnac do NorteShopping.

A obra será apresentada por Adolfo Luxúria Canibal, vocalista, letrista e compositor dos Mão Morta e personagem central da música moderna portuguesa, e Carlos Fortuna, Professor Catedrático de Sociologia da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

Este livro pretende delinear e explicar sociologicamente um segmento musical do pop rock: o rock alternativo português. Este intuito é concretizado pelo recurso e aplicação dos contributos da sociologia da cultura e das artes aquele objecto, reinterpretando-o e dando-lhe uma configuração concreta. Assume particular destaque a teoria dos campos de Pierre Bourdieu, pois este livro leva longe a sua concretização inédita à escala portuguesa, mas também a sua capacidade de interpretação de uma atividade cultural e artística ela mesma vista como subordinada e ilegítima (o rock alternativo).

Com base em entrevistas nas suas diferentes modalidades a mais de 210 dos atores do rock alternativo português, o que está em causa neste livro é uma proposta de leitura e discussão sociológica do rock alternativo português, mas também da sociedade em que se situa, do contexto cultural e vivencial que existe, das modalidades de abertura de Portugal à contemporaneidade. É um registo sociológico de tensões e assentimentos, de ruturas e de continuidades culturais, artísticas, sociais e simbólicas.

K_InstavelLevezaRock

 

TAGS
RELATED POSTS

DEIXE UM COMENTRIO

Rui Dinis
Portugal

Rui Dinis é um bi-pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.

Disco da Semana
Artigos Recentes
Redes Sociais
Por decisão pessoal, o autor deste blogue não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico.