destaque

DESTAQUE|Programa “Quilómetro Zero” – KM0

Por em 8 Jul 2008
Finalmente! A televisão portuguesa já precisava de um programa assim – há muito, muito tempo.
Chama-se “Quilómetro Zero” (KM0), é apresentado por JP Simões e é uma série documental sobre alguns dos novos talentos da música portuguesa. Sobre a coisa em si propriamente dita, a produtora explica: “o KM0 entra dentro de garagens improvisadas, estúdios mais ou menos insonorizados, armazéns, apartamentos pessoais e até mesmo cafés de bairro, monta um estúdio de som profissional, grava ao vivo um tema integral de cada banda, entrevista os músicos sobre criação e edição em Portugal, e faz-se novamente à estrada” (press-release BUS).
Terminada a viagem – 14 programas de 25 minutos, o KM0 conheceu 39 bandas – dos mais variados géneros – e 159 músicos; visitou 23 cidades ao fim de 12 mil quilómetros de estrada; no bornal, vieram 130 horas de filmagens.
A selecção das bandas ficou a cargo de JP Simões, José Luís Rei (autoria e direcção geral) e Micael Espinha (realização).

Bandas visitadas:
Man & Bellas, The Guys From the Caravan, Anaquim, Peixe : Avião, Smix Smox Smux, Monstro Mau, La La La Ressonance, Nikouala, Gnomon, MadMan Underground, The Clits, Canal 0, Kromo di Ghuetto, Zieben, Kumpania Algazarra, Carlos Peninha, Fadomorse, Montecalvo 146, Peltzer, Waste Disposal Machine, U-Clic, Stowaways, Cenáculo, PZ, Gueixa, Cacique 97, München, Dr.Estranho Amor, Projecto Fuga, Oxalá, João Frade, JazzTaParta, Nanook, 2008, The Weatherman, Mimical Kix, Norberto Lobo, Lobster e Mikado Lab.

Estreia no dia 26 de Julho na RTP2; sábado às 19h30.

apresentador JP Simões
sítio bus-kmzero.blogspot.com
sítio www.myspace.com/quilometrozero
sítio www.rtp.pt/tv/rtp2

TAGS
RELATED POSTS
3 Comentrios
  1. Manuel Melo

    13 Jul 2008

    Bolas, tu também andas por aqui?
    Qualquer dia cais-me mesmo na sopa.
    Em Barcelos é que ninguém te vê e é pena.

    Abraço,
    Manuel Melo
    http://www.sinfonias.org

  2. ximinico

    10 Jul 2008

    é uma iniciativa de louvar sem dúvida, juntamente com o “aquario” são os únicos programas que focam especialmente a música que se faz por cá. é pena serem poucos ou de curta duração. há muitas boas bandas por aí que tambem merecem um pouco de destaque. o público em geral não faz ideia que existe este “submundo” da música nacional e assim sempre vai despertando. oxala que o programa tenha sucesso e que venha a ter 2as edicoes e por ai adiante. e ja agora um bem haja “a trompa” tb.

DEIXE UM COMENTRIO

Rui Dinis
Portugal

Rui Dinis é um bi-pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.

Disco da Semana
Artigos Recentes
Redes Sociais
Por decisão pessoal, o autor deste blogue não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico.