A TROMPA

Disco da Semana


artigos recentes


LIGAÇÕES QUENTES


Arquivo


”Diagonal” – Stockholm Lisboa Project

Rui DinisRui Dinis

Se necessário fosse, por algum motivo, fazer prova da universalidade da música, não sobram dúvidas de que este “Diagonal” seria disso um excelente exemplo. Porque já “Sol” (Nomis Musik, 2007) o foi, álbum de estreia do grupo, e porque este, segundo álbum do quarteto luso-sueco composto por Liana (voz), Sérgio Crisóstomo (violino), Filip Jers (harmónica) e Simon Stålspets (mandola nórdica e harmónica), o continua a ser. Sem equívocos, os Stockholm Lisboa Project são a prova de como qualquer fronteira imposta pelos homens não passa de um risco de poeira desfeito ao primeiro sopro convicto. A forma incrivelmente coerente como os Stockholm Lisboa Project cruzam tradições musicais portuguesas e escandinavas, leva-nos a perguntar, claramente: Como é possível que só agora alguém se tenha lembrado disto?
É verdade. Na diagonal ou em linha recta, a lógica  deste disco é assustadora. Não só pelos pontos de encontro que se procuram, mas também, e essencialmente, pelos pontos de partida que se constroem. São sempre pontos de partida, pois “Diagonal” não se esgota no passado; muito pelo contrário. Há todo um futuro radioso, que espreita, fruto de uma combinação feliz de vozes e instrumentos, do lado de cá e do lado de lá. Com verdade; com paixão.
Expressão máxima de um movimento musical e cultural, original e abrangente, “Diagonal” é um belíssimo disco; outro!

Ouvir Stockholm Lisboa Project no MySpace

capa de Diagonal
“Diagonal” – Stockholm Lisboa Project (Nomis Musik & Westpark Music, 2009)

01 Rosa da noite
02 Apaga a vela
03 Martins begravning
04 Utlandspolska
05 Corridinho do ti antónio
06 Broellopsdag
07 Tartlaten
08 Yksi ruusu on kasvanut laaksossa / Grito
09 Saudate – vai-te embora
10 Naeverbiten / Corpo aceso
11 Nyp
12 Vaerlingeschottis
13 Meu amor de ontem
14 Vem kan segla / Salgueirais do mondego

género: folk
www.stockholmlisboa.com
www.myspace.com/stockholmlisboaproject

Rui Dinis
Author

Rui Dinis é um pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado intermitentemente desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.