A TROMPA

Disco da Semana


artigos recentes


LIGAÇÕES QUENTES


Arquivo


“Duas peças para orquestra” – Samuel Jerónimo

Rui DinisRui Dinis

É o novo registo de Samuel Jerónimo. Tal como o nome indica, é um EP com duas peças para orquestra. A edição é novamente da Passageiros da Maré. Algumas palavras do autor:

A composição é – e sobre isto tenho uma quase certeza – um dos trabalhos mais ingratos no mundo das artes. Ingrato porque, a não ser que tenha a boa estrela de ver a sua carteira de encomendas algo preenchida, um compositor trabalha, unicamente, no plano das ideias. E ainda que para inverter este panorama, muitos sejam os que buscam alternativas, ora escrevendo para pequenos agrupamentos que se encontrem receptivos e disponíveis, ora entrando pela música electrónica adentro, o desejo de escrever, independentemente das condições que se possam ter, é algo que sempre se sente pairar sobre nós – às vezes, enquanto uma possibilidade adiada; outras, enquanto uma carência susceptível de colocar em risco o desenvolvimento da nossa escrita.
Assim, e ainda que no horizonte não houvesse nenhum agrupamento interessado em tocar estas e outras peças, comecei, em 2005, a escrever somente pelo prazer da escrita. Desta mudança no meu modus operandi resultaram, no ano seguinte, algumas partes de Rima e, mais recentemente, as peças Formal methods, Rondas e Um rio não corre indiferente. Mas estas foram, apenas, as partes visíveis dessa minha nova orientação – e, de certa forma, também as mais fáceis de gravar. O que agora vos mostro neste lançamento faz parte do outro lado, o mais exigente, aquele que estava na gaveta à espera de quem lhe pegasse. São peças que fiz no plano das ideias sem, na verdade, esperar que este dia chegasse. Samuel Jerónimo, Janeiro de 2011.
” (Samuel Jerónimo)

Editado hoje, estas duas peças foram gravadas ao vivo pela Orchestra di Via Santa Maria, dirigida por Andrea Ricci.

Ouvir Samuel Jerónimo

capa de Duas peças para orquestra
“Duas peças para orquestra” – Samuel Jerónimo (Passageiros da Maré, 2011)

género: contemporânea
www.jeronimosamuel.no.sapo.pt
www.passageirosdamare.blogspot.com

Rui Dinis
Author

Rui Dinis é um pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado intermitentemente desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.