novidades

Amelia Muge e Michales Loukovikas – “Periplus – Deambulações luso-gregas”

Por em 4 Mar 2012

É um espectáculo, é um disco, é um livro e por fim, é arte. Mas é também um incrível encontro entre poetas e músicos portugueses e gregos. Cantam-se poetas como Natália Correia, Ares Alexandrou, Fernando Pessoa, Constantino Cavafy e Hélia Correia. O disco chama-se “Periplus – Deambulações luso-gregas” e tem por principais interlocutores, Amelia Muge e Michales Loukovikas.

“(…) Focalizámo-nos na ligação entre a música e a poesia, especialmente a dos nossos países, Portugal e Grécia. É por isso que os que vêm a bordo do Periplus são principalmente portugueses e gregos, embora sejamos tudo menos exclusivistas: construir pontes, abrir janelas, é o que fazemos melhor, trabalhando em conjunto, sobretudo via internet. O nosso objectivo foi o de trabalhar a música e poesia numa contemporaneidade inspirada no comum e riquíssimo património artístico, não apenas erudito mas também popular. Assim, para lá das músicas de nossa autoria incluímos, recuando até à música e poesia grega antiga e adaptando, de acordo com a nossa sensibilidade, o Primeiro hino délfico, dedicado a Apolo, composto provavelmente por Athenaeus, o Hino a Némesis de Mesomedes e o Epitáfio de Seikilos. Dentro do mesmo espírito trabalhámos temas tradicionais como o português Cantiga de rega, o grego Syrtós cretense, o igualmente cretense Pesado como ferro, o epirótico Meu pássaro emigrado e o Os mangas da taverna, que aqui dialoga com o equivalente canto urbano português, o fado.Partindo ainda da morna de Cabo Verde aportamos nas escalas pentatónicas de África e do Épiro.Também encontrámos proximidades e referencias comuns nas canções de embalar e lenga-lengas de ambos os países, e uma quase identica lírica entre Da folhinha de uma rosa portuguesa e galega, e A folha da rosa, uma canção grega oriunda da Ásia Menor (..) (nota de imprensa)

Há muitos e bons sons para ouvir no link que se segue. Belíssimo.

Ouvir Amelia Muge e Michales Loukovikas

capa de Periplus
Amelia Muge e Michales Loukovikas – “Periplus – Deambulações luso-gregas” (Eter Music, UGURU, 2012)

| POPULAR |
www.facebook.com/ameliamuge
www.facebook.com/pages/Glauco
www.facebook.com/pages/Am%C3%A9lia-Muge-Michales-Loukovikas
uguru.net

TAGS
RELATED POSTS

DEIXE UM COMENTRIO

Rui Dinis
Portugal

Rui Dinis é um bi-pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.

Breves do Twitter
PUB
Redes Sociais
Por decisão pessoal, o autor deste blogue não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico.