novidades

B Fachada – “Os Sobreviventes”

Por em 13 Nov 2012

Já chegou às lojas a última novidade de B Fachada. O músico juntou-se a dois convidados especiais (Francisca Cortesão dos Minta & The Brook Trout e João Correia dos Julie & The Carjackers) e reconstruiu “Os Sobreviventes”, o primeiro álbum de Sérgio Godinho editado há precisamente 40 anos.

“(…) Gravado por Fachada em 2011, entre o “Deus, Pátria e Família” e o CD homónimo com que fechou esse ano, este “Os Sobreviventes” não é, na sua discografia, o objecto não identificado que à primeira vista parece. Logo pelo precedente de ‘Os Discos do Sérgio Godinho’, claro, mas também porque, longe de uma certa complacência que instala relações acríticas entre os protagonistas da tantas vezes amnistiada e ocasionalmente amnésica música popular portuguesa, Fachada sempre mencionou, de entre outros, o exemplo de Godinho. Mas acima de tudo porque, mesmo a pretexto de homenagear um percurso tão singular, abrangente e unificador como esse, e apesar de o ter feito em parceria, esta nova versão das canções de “Os Sobreviventes” não dispensa de um estilo idiossincrático que combina, por exemplo, inusitados arranjos vocais, uma obsessão quase racionalista com a métrica (dramaticamente alterada, pois copiá-la da sua matriz original pareceria caricaturar o seu autor), uma relação profundamente sensual com o ritmo, uma organização coral dos materiais melódicos ou uma descura praticamente subversiva face a expectativas de coesão estilística e aos ideários contemporâneos do bom gosto. Estes são traços de B Fachada na música que faz, mesmo quando ela não é sua. E algo a que Godinho não será certamente alheio (…)” (João Santos)

O novo “Os Sobreviventes” é uma edição da MBari.

B Fachada – “Os Sobreviventes” (MBari, 2012) | POPULAR | Ouvir B Fachada
bfachada.bandcamp.com
www.myspace.com/bfachada
pt-br.facebook.com/pages/B-Fachada
mbarimusica.blogspot.com
www.mbarimusica.com

TAGS
RELATED POSTS

DEIXE UM COMENTRIO

Rui Dinis
Portugal

Rui Dinis é um bi-pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.

Breves no Twitter
PUB
Redes Sociais
Por decisão pessoal, o autor deste blogue não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico.