novos sons

Baile Popular

Por em 31 Mar 2010

Curioso encontro…
…aquele que junta num projecto só, João Gil, alguns elementos dos Adiafa, dois homens essencialmente do jazz e ainda Paulo Ribeiro, cantor e ex-vocalista dos Anonimato. Este curioso encontro chama-se Baile Popular e tem o álbum de estreia previsto para Maio de 2010. Com letras de João Monge, o Baile Popular é formado pelas vozes de Paulo Ribeiro, Zé Emídio, Luís Espinho, João Paulo, pela guitarra acústica de João Gil, pela guitarra eléctrica de Mário Delgado, pela bateria de Alexandre Frazão e pelo contrabaixo e baixo eléctrico de Miguel Amado.

Eu e o João Monge somos amigos de infância. Pode parecer estranho, mas pode ser também um princípio para uma boa conversa. Quando fizemos o “ Rio Grande “ tínhamos uma história entre dois rios, como se a água fosse a fronteira de uma vida melhor. Dessa maneira contámos e cantámos com quem e como é que as cidades se formam e se fazem. Procurei na altura as pessoas e as vozes que melhor traduziriam o espírito e o som das ideias. Passados 14 anos, as ideias mantêm-se intactas, mas desta vez fui directamente à fonte das palavras. O Povo Alentejano tem um cantar único e próprio que definem um País único com uma língua poeticamente paradisíaca. A paisagem do sul cruza-se neste Baile Popular com universos que vão desde o Nordeste Brasileiro, até à roullote estacionada algures no deserto Americano numa qualquer história de motel. Aqui se conta a “ Venda do Isaías “ onde se compra e tudo se vende, do “Mestre Bento “ e da sabedoria dos mais velhos, do “ Mal Passado “ e de quanto ele passa mal, da “ Moda da Mine “ da “ Rosa à Janela “ e da “ Rosa Albardeira “ e por aí fora até à eternidade que é coisa que está para lá do Sol posto. O Zé Emídio, o Luís Espinho, o Paulo Ribeiro, o João Paulo são as vozes. Eu, o Mário Delgado, o Alexandre Frazão e o Miguel Amado armamos o resto do Baile. Estamos aqui a lidar com a Música Popular, estamos aqui a contar algo que faz parte da história do nosso País. Peguem na mão de quem amam e venham até para lá do horizonte e até que o Sol nasça, dancemos e cantemos este Baile Popular.” (nota de imprensa)

“Rosa à Janela” é o tema de avanço do álbum, já em audição no MySpace do projecto.

Ouvir Baile Popular

foto de Baile Popular
Foto de Augusto Brázio

género: popular

TAGS
RELATED POSTS

DEIXE UM COMENTRIO

Rui Dinis
Portugal

Rui Dinis é um bi-pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.

Disco da Semana
Os últimos…de há muito
Redes Sociais
Por decisão pessoal, o autor deste blogue não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico.