A TROMPA

Disco da Semana


artigos recentes


LIGAÇÕES QUENTES


Arquivo


“Eles São os Smix Smox Smux” – Smix Smox Smux

Rui DinisRui Dinis

Eles são os Smix Smox Smux. É.
De facto, e só por serem assim, sinto que já haveria motivos para dar graças alguém. Nem é difícil imaginar, mesmo sem ver ou ouvir, o que se pode esperar de um grupo que tem por graça Smix Smox Smux. Não que seja possível determinar desde logo o tipo de música a que estes senhores se dedicam, nada disso, mas antes porque se torna imaginável perceber que o fazem com uma boa dose de humor, de gozo sério, assente numa boa disposição generalizada. Mas posto isto, há pelo menos uma pergunta que se impõe; quero dizer, a pergunta. Sim, são uns tipos engraçados, bem humorados e com umas letras certeiras, mas no fim, espremido o sumo, é coisa com carácter? Sim. Sem dúvida. Apetece mesmo dar um viva à ingenuidade rock dos Smix Smox Smux; um rock feito de gaivotas pelo meio, toques polifónicos e uma inesquecível Famel Zundapp na estrada; entre outras preciosidades. Tudo isto num rock e/ou punk sem desvios, assim mais ou menos, sem travão e sempre em frente. Adiante.
Resumindo, os Smix Smox Smux são mais um dos bem-vindos nomes dessa nova leva músicos nacionais que têm optado por se expressar em português, marcando posição por isso mesmo. Não só, mas também. Essencialmente, porque o fazem com sentido. A música, é um rock directo, bem gizado, com uma guitarra bem activa e uma secção rítmica a dizer firmemente ao que vem. A voz, essa, acompanha tudo o resto de uma forma descomprometida, não fugindo sequer a falsetes em jeito de caricatura. Não deixam dúvidas. Bebendo do rock nacional das últimas décadas, de um forma livre, os bracarenses Smix Smox Smux são uma lufada de ar fresco no actual panorama do rock nacional; menos estereotipada do que outras propostas semelhantes.
De resto e para quem ainda não sabe, o Smix toca baixo, o Smox toca guitarra e o Smux toca bateria. Juntos, são os Smix Smox Smux, autores de um interessante disco de estreia. Um disco onde cada tema é como uma surpresa renovada; divertida e eficaz. Viciante.

Ouvir Smix Smox Smux no MySpace
capa de Eles São os Smix Smox Smux
“Eles São os Smix Smox Smux” – Smix Smox Smux (Amor Fúria, 2009)

01 Preliminar
02 Uísqui
03 Cara de Pau
04 Toques Polifónicos
05 Animal Vegetal
06 Maçã
07 Roqueiro de Aviário
08 Malinha
09 Aquecimento Global
10 Famel Zundapp
11 Luz Luminosa
12 Gasolina
13 Anos 80

género: rock
www.myspace.com/amorfuria

Rui Dinis
Author

Rui Dinis é um pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado intermitentemente desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.