A TROMPA

Disco da Semana


artigos recentes


LIGAÇÕES QUENTES


Arquivo


“Contra Mundum” – Pop Dell’Arte

Rui DinisRui Dinis

Era uma saudade. Saudade que nem a edição de “Poplastik 1985-2005″ (Different Star) em 2006 curou. Quinze anos passados sobre a edição de “Sex Symbol” (PolyGram, 1995), o último álbum, pôde-se finalmente matar esse bicho. Foi bom mas não deixou de ser um pouco estranho.
Se genericamente a qualidade de Pop Dell’Arte se mantém intacta, agilizada pelo carisma de João Peste e pela originalidade de sempre, o facto é que o efeito já não é o mesmo. Quinze anos é muito tempo. Muita coisa se passou, entretanto. “Contra Mundum” é bom, às vezes muito bom, mata a saudade mas não surpreende. O que não é mau, apenas não surpreende. E atenção, a saudade, essa está morta e eu estou pronto para esperar mais dez, quinze anos. Nem é difícil afirmar que de “Contra Mundum” emana a mesma luz de sempre, a mesma coragem, aquela forma diferente de mostrar a arte de Pop Dell’Arte; aquela mesma energia e capacidade aventureira de experimentar coisas diferentes. Aquela maneira; a mesma maneira; a mesma frescura; até parece que “Contra Mundum” está cheio de reminiscências de todo um glorioso passado. E não é que está mesmo. Somos salpicados ao longo do disco por momentos que nos transportam a espaços e com facilidade para fases diferentes da vida dos Pop Dell’Arte. Mais ou menos expansivos, enredados por uma panóplia ampla de influências e expressões,  há em “Contra Mundum” a recuperação de uma forma muito própria de ser.  Mesmo que sejam muitas as peles de todas as cores num arco-íris de criatividade. Contrastante criatividade. A saudade, essa defunta, enterrada foi a esta hora por João Peste (voz), Zé Pedro Moura (baixo), Paulo Monteiro (guitarra), Eduardo Vinhas (sintetizadores) e Nuno Castedo (bateria).
Enfim, a pop nacional volta a viver alguns momentos gloriosos. Uma actualização  do passado prensada com toques de modernidade. Imaginemo-nos a ouvir um best of de Pop dell’ Arte, mas só com originais. Boa viagem.

Ouvir Pop Dell’Arte

capa de Contra Mundum
“Contra Mundum” – Pop Dell’Arte (Presente, 2010)

01 Ritual Transdisco
02 My Rat Ta-Ta
03 Wild’n’ Chic
04 Slave For Sale
05 Noite de Chuva em Campo-de-Ourique
06 Eastern Streets
07 Mr. Sorry
08 Diary Of A Soldier (I Saw U Dancin’)
09 (How I Miss Your Furious Kisses) In My Room
10 Electric G
11 La Nostra Feroce Volontà D’Amore
12 Har Megido’s Lullabye

género: alternativo
popdellarte.posterous.com
www.filmebase.pt/Presente

Rui Dinis
Author

Rui Dinis é um pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado intermitentemente desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.