A TROMPA

Disco da Semana


artigos recentes


LIGAÇÕES QUENTES


Arquivo


“Rondas” – Samuel Jerónimo

Rui DinisRui Dinis

Há muito tempo que acompanho por aqui a obra de Samuel Jerónimo. Em 2004 falava sobre “Redra Ändra Endre De Fase” (Thisco); em 2006 deitava um olhar sobre “Rima” (Samuel Jerónimo, Thisco, 2006); e em 2010, com alguns olhares de soslaio pelo meio, chegamos a este “Rondas”, a última parte da Trilogia da Mudança encetada por Samuel Jerónimo em 2004:

“(…) Estruturalmente, a peça divide-se em dois blocos sonoros que devem ser percebidos enquanto interpretações distintas de um mesmo tema com a utilização dos mesmos materiais, técnicas e ordem de acontecimentos. Assim, no raciocínio do compositor, e à medida que a obra ia progredindo, foi nascendo o conceito de um mesmo caminho que, se percorrido duas vezes, ofereceria ao caminhante a noção de que pequenas mudanças se haviam instalado. E a estas acresciam-se outras: o horizonte visual que muda ligeiramente a cada passo ou, de forma mais drástica, numa mudança de direcção.” (nota de imprensa)

Ao contrário de outros casos, e com toda a humildade, o maior conhecimento não me tornou mais capaz de perceber em toda a sua profundidade a obra de Samuel Jerónimo. É o que acontece com “Rondas”. Tudo se passa no campo das emoções, na forma como percepcionamos a música e esta evolui interiormente em nós. E nisso, “Rondas” é mais uma grande obra do compositor nazareno. Em todo o caso, sendo uma obra marcada por algum classicismo, ainda que claramente de teor contemporâneo, há nela um claro encosto a uma vertente mais experimentalista, coisa que a torna numa obra nem sempre de fácil catalogação.  O que para aqui também não é importante. Importante mesmo, é o fascínio que a obra de Samuel Jerónimo continua a exercer por aqui,  tal a forma como  o compositor combina as vertentes clássica e experimental no lento desenrolar das duas peças que compõem este “Rondas”. Complexo; original; apaixonante.
Excelente disco.

Ouvir Samuel Jerónimo

capa de Rondas
“Rondas” – Samuel Jerónimo (Passageiros da Maré, 2010)

01. As horas inquietas: I, II, III; Scherzo
02. As horas inquietas: I, II, III; Scherzo; IV

género: contemporânea
www.jeronimosamuel.no.sapo.pt
www.passageirosdamare.blogspot.com

Rui Dinis
Author

Rui Dinis é um pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado intermitentemente desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.