olhares

OLHARES|”Rising” – Corpus Christii

Por em 20 Fev 2008

Não sendo um típico apreciador deste género, não pude, no entanto, ficar indiferente a um disco como “Rising”. Não pude, simplesmente.
Tido como o capítulo final de uma trilogia iniciada em 2003 com “Tormented Belief” e continuada em 2005 com “The Torment Continues, “Rising” é um epílogo absolutamente brilhante. É um arrepio. Obra superior do black metal nacional, “Rising” – tal como os próprios Corpus Christii, vive na essência da genialidade do seu mentor; o pensador, a personagem, o músico e a voz: Nocturnus Horrendus. Numa hora de absoluto assombro, viajamos profundamente pelos meandros do mais recôndito black metal – com aproximações ao doom; complexo, distinto, feito de mudanças e variações constantes, este é um disco de afirmação dos Corpus Christii. Movido por uma atmosfera avassaladora, cercado por uma torrente instrumental incrível, totalmente da responsabilidade de Nocturnus Horrendus – excepto partes da bateria, gravadas por Menthor (Epping Forest), “Rising vive de uma intensidade única, no som, na lírica e na expressão, na versátil voz do seu líder. Com uma complexidade que se estende às letras, “Rising”, é melodicamente aterrador, é poderoso, é um registo de uma melancolia dilacerante. É sofrimento. Chega a ser perturbador, quando me lembro do cântico religioso feito “Intro” ou, principalmente, quando me lembro do final enigmático e desassossegado de “Outro”. Perturbante.
Por isto e por muito mais – que certamente não alcancei, os Corpus Christii têm em “Rising” uma obra de referência do black metal nacional – acho que lá fora pensam o mesmo.
O disco foi produzido Daniel Cardoso.

iniciar #2 – Stabbed
ao vivo 29 de Março (21h), no CineTeatro de Corroios, Almada.
som Corpus Christii


“Corpus Christii” – Rising
(Nightmare Productions, 2007)

01 Intro
02 Stabbed
03 Blank Code
04 Black Gleam Eye
05 The Wanderer
06 Torrents Of Sorrow
07 Void Revelation
08 Evasive Contempt
09 Heavenless Bliss
10 Untouchable Euphoria
11 Bleak Existence
12 Revealed Wounds
13 Outro

tipo Black Metal
sítio www.corpuschristii.com

TAGS
RELATED POSTS
2 Comentrios
  1. Spicka de Guimarães

    20 Fev 2008

    O Ócio tem o prazer de anunciar que vai, de novo, voltar ao activo. É já no seu 1.º Aniversário, neste Fev 24. Com algumas novidades e o link do costume, em http://www.zineocio.blogspot.com.

    Viva a Cultura Urbana!

DEIXE UM COMENTRIO

Rui Dinis
Portugal

Rui Dinis é um bi-pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.

Disco da Semana
Os últimos…de há muito
Redes Sociais
Por decisão pessoal, o autor deste blogue não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico.