Featured olhares

“First Falls” de Filipe Raposo

Por em 10 Nov 2012

Claro e expressivo com uma cartão de visita.

“First Falls” marca o assumir de uma posição em nome próprio. Não que fosse necessário algo do género para aquilatar o seu brilhantismo, nada disso, a sua experiência como músico e/ou arranjador de nomes como Amélia Muge, José Mário Branco, Fausto, Mafalda Veiga, Sérgio Godinho, Janita Salomé, Vitorino, Adriana Queiroz, João Afonso e Tora Tora Big Band, entre outros, falam inequivocamente por si. Ainda assim, há sempre aquele momento em que é necessário chegar e dizer: isto sou eu. No caso de Filipe Raposo, esse momento responde por “First Falls”.

Nascido em Lisboa, licenciado em Composição pela Escola Superior de Música de Lisboa e em Piano pelo Conservatório de Música de Lisboa, Filipe Raposo fez de “First falls”, o seu álbum de estreia, a síntese de uma experiência acumulada e a expressão de uma capacidade de evolução sem fim à vista. Com inquestionável mestria, “First Falls” vai-se desenrolando como um pacífico combate entre uma música de matriz tradicional e uma outra de matriz erudita contemporânea. Pelo meio, a música improvisada serve de elo entre a tradição e a contemporaneidade, ambas centrais no processo criativo de Filipe Raposo.

Em duo ou em trio, Filipe Raposo contou ainda com as participações especiais de Carlos Bica e Yuri Daniel no contrabaixo e Carlos Miguel e Vicky Marques na bateria. Só para enfatizar, mais ainda, a importância de conhecer a obra de Filipe Raposo. “First Falls” é o tal cartão de visita; excelente.


Filipe Raposo – “First Falls” (Orfeu, 2011) | CONTEMPORÂNEA | IMPROVISADA | Ouvir Filipe Raposo
www.facebook.com/pages/Filipe-Raposo/127292204047837

TAGS
RELATED POSTS

DEIXE UM COMENTRIO

Rui Dinis
Portugal

Rui Dinis é um bi-pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.

Disco da Semana
Artigos Recentes
Redes Sociais
Por decisão pessoal, o autor deste blogue não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico.