A TROMPA

Disco da Semana


artigos recentes


LIGAÇÕES QUENTES


Arquivo


MUVI Lisboa’14 num flash, por Filipa Marta

Rui DinisRui Dinis

MUVI14

A poucos dias do arranque do MUVI Lisboa’14 – Festival Internacional de Música no Cinema, a ter lugar de 3 a 7 de Setembro no Cinema São Jorge, eis a flash interview que se impunha. Filipa Marta respondeu às minhas perguntas:

Como surgiu a ideia do MUVI Lisboa?
A ideia não é nova e naturalmente já deve ter passado pela cabeça de muito boa gente, nós apenas nos chegámos à frente. Começou através do Filipe Mateus Pedro que trouxe a ideia para cima da mesa da cooperativa cultural FWD Coop Crl, da qual ele faz parte e mais cinco pessoas, a Joana Fonseca, a Cláudia Correia, a Maria Andrade e eu. Avançámos com a proposta à EGEAC e em maio tivemos a luz verde. Fazendo as contas, foram três meses de produção para criar o MUVI Lisboa.

Sei que vão ser muitos os motivos de interesse, mas que momentos gostariam destacar no programa do MUVI Lisboa?
Vou destacar os mais improváveis e que não têm nomes sonantes mas aconselho a ver como o “Música à moda do Porto” com Capicua, José Mário Branco e Pedro Cardoso sobre como ser músico longe da capital, o “The 15th Rebellion Of The Steel Warriors” para quem gosta de metal porque regista a celebração do 15.º aniversário do festival SWR Barroselas Metalfest, o “The Alchemy Of Spirit” para os fãs do festival Boom. As Sessões Especiais onde canais de entretimento como o Canal 180, Videoteca Bodyspace, Offbeatz, entre outros, que trazem o que melhor se tem feito a nível de vídeo e música em Portugal. Temos showcases que são mais do que música ao vivo, são vídeos musicais que os artistas trazem e que resulta numa conversa com o público. O resto do programa de peso podem consultar em www.muvilisboa.com

E em termos de expectativas? Não só em termos de objectivos do festival mas também no que toca à reacção do público. Que esperam alcançar para esta edição de 2014 do MUVI Lisboa?
Gostávamos que houvesse envolvimento do público nas várias actividades que propomos para este festival, que saiam de casa e venham encher as salas magníficas do Cinema São Jorge. Nós temos filmes muito bons e com alta qualidade para exibir. Venham conhecer a história de parte da música nos seus variados géneros e da cultura, filmes sobre as bandas de que são fãs, sobre como chegar a um disco, sobre curiosidades de vários artistas, de festivais de música. É uma forma diferente de ver a música, de saber mais sobre algo de que já adoramos e para esta edição foi o melhor que conseguimos ter mas já há filmes e surpresas para a próxima edição. É sem dúvida um festival para continuar.

[SÍTIO]

Rui Dinis
Author

Rui Dinis é um pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado intermitentemente desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.

Comments 0
There are currently no comments.