olhares

OLHARES|”Nº1 – Sessão de Cezimbra” – João Coração

Por em 20 Fev 2009

Do coração; da palavra…
Na primeira vez que me dirigi a este “Nº1 – Sessão de Cezimbra”, disse por aqui ser este um disco com “13 músicas com muita vontade de respirar“; e disse-lo, essencialmente, porque sendo gritos de alguma intimidade, exprimem em si uma enorme vontade de se fazerem ouvir. E, também, porque fazem sentido e mexem connosco. Mas não são apenas músicas. São essencialmente canções, mais ou menos convencionais, é verdade mas são apenas canções; ou talvez não. Talvez não. Na verdade, não são apenas canções, milimetricamente falando. Sendo verdade que a primeira atenção se dispersa em direcção à voz centrada de João Coração,  em direcção à narrativa, à sua poesia, “Nº1 – Sessão de Cezimbra” traz um pouco mais do que isso. Traz outras coisas. Confirmando o formato acústico de todo o disco, é a guitarra de João que sobressai depois. Que vai sobressaindo, quase ao mesmo tempo; sempre. Mas depois, ainda vem o resto. O importante resto que nos é oferecido por todos os outros instrumentos, pelas restantes vozes, por tudo o resto. As outras pequenas coisas.
Gravado numa sessão de 4 dias – 23 a 26 de Outubro de 2007, amparado essencialmente por Jorge Cruz, Tiago Guillul e Samuel Úria, instrumentistas em quase todos os temas do disco, “Nº1 – Sessão de Cezimbra” contou ainda com a participação de um sem número de importantes convidados; tais como: Alexandre Mano, Bernardo Barata, Filipe Sousa, Guel Sousa, Lúcia Vaz Pato, Celina da Piedade, José Castro, Nuno Reis, Sarah Fleury, Tomás Cunha Ferreira. É fácil de entender a forma como João abre o seu coração, transformando este disco numa espécie de grito de alma, puro e poeticamente ensurdecedor. Um grito comungado por um sem número de bons amigos; bons ouvintes; bons músicos. Bons.
Num registo pessoal, arrastado, às vezes cansado, João Coração deixa-nos um documento frontal e interior; uma obra acústica para ser sentida com calma, sem pressas. Um disco para ser ouvido. Bem ouvido.

foto de Nº1 - Sessão de Cezimbra
“Nº1 – Sessão de Cezimbra” – João Coração (FlorCaveira, 2008)

01 Luz III
02 Agarra Em Mim
03 Dobra
04 Conheci Uma Menina
05 Bravo Coração
06 À Volta Do Rio
07 2 Anos
08 A Estrada Não Tem Fim
09 Nada Mais
10 Gira
11 Nada A Temer
12 Final Em Casa
13 Balada Dos Uivos

tipo Folk/Indie
sítio www.myspace.com/florcaveira
sítio
mbarimusica.blogspot.com

TAGS
RELATED POSTS
3 Comentrios
  1. ramitos

    20 Fev 2009

    Ando a ouvir muito João coração e a ficar contagiado :)

    Gostava de comprar o cd para ouvir o resto do álbum…

DEIXE UM COMENTRIO

Rui Dinis
Portugal

Rui Dinis é um bi-pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.

Disco da Semana
Artigos Recentes
Redes Sociais
Por decisão pessoal, o autor deste blogue não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico.