revistas

25 anos de Blitz

Por em 30 Out 2009

Já saiu o fantástico #41 da revista Blitz, uma edição comemorativa dos 25 anos da revista, consubstanciada numa edição especial para coleccionar, em grande parte dedicada à música portuguesa – é a Festa da Música Portuguesa. Desde já, uma palavra de apreço para a belíssima capa prateada deste número comemorativo.
Lá dentro, e sobre o que verdadeiramente interessa, o destaque vai primeiro para o extenso e interessante trabalho sobre os melhores discos portugueses das décadas de 60, 70, 80, 90 e 00 – com respectivo enquadramento, listados com base nas escolhas de um painel de 60 profissionais ligados à música. Para quem gosta de se entreter com listas disto e daquilo – como aqui o maestro, eis uma excelente oportunidade para o fazer. E só não é  verdadeiramente magnífico porque, tal como muitas listas do género, acaba  por se basear nas escolhas de um painel pouco heterogéneo e até curto – 100 é que era. Fica-se com a ideia que géneros como o metal, o experimental improvisado ou não ou mesmo o jazz,  entre outros, parecem algo sub-representados. Mas pode ser só uma ideia. Interessante também, às vezes tanto como a própria lista final, é conhecer as escolhas pessoais de cada um dos convidados – talvez colocando-as no site da revista, por exemplo. Sempre poderíamos confirmar  se José Almada foi o único a votar nos seus discos :D
Entretanto, podemos também contar com textos dedicados a alguns ‘imortais’ da música portuguesa – como lhes chama o Blitz, casos de Amália Rodrigues, Carlos Paredes, José Afonso, António Variações, Madredeus e Xutos & Pontapés. Mais adiante, há ainda espaço para as entrevistas de Francisco Pinto Balsemão a Mariza e Ricardo Costa a David Fonseca. Já quase no fim, uma palavra ainda para o trabalho espantoso do fotógrafo Simon Frederick para os rostos de Carlos do Carmo, Rui Veloso, Rui Pregal da Cunha, Zé Pedro, Maria João, Paulo Gonzo, Teresa Salgueiro, Camané, David Fonseca, Rita Redshoes, The Gift, Pacman, Kalaf e Sam the Kid. Esta edição vem ainda acompanhada do CD-Single “Canção de Madrugar”, tema de apresentação do disco de homenagem ao grande Ary dos Santos, “Rua da saudade”. Imprescindível, é olhar também para o Painel de São Vicente trabalhado por Rui Ricardo.
Parabéns por este excelente número; parabéns pelos 25 anos, com votos de mais música portuguesa. Sempre.

capa Blitz 25

blitz.aeiou.pt

TAGS
RELATED POSTS

DEIXE UM COMENTRIO

Rui Dinis
Portugal

Rui Dinis é um bi-pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.

Disco da Semana
Os últimos…de há muito
Redes Sociais
Por decisão pessoal, o autor deste blogue não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico.