são livros

SÃO LIVROS|"Musa Lusa" – Jorge Lima Barreto

Por em 8 Out 2006

São Livros é uma nova rubrica da Trompa. Com esta rubrica não se pretende criticar mas apenas afirmar, sublinhar que existe. Não sendo – infelizmente – muito extensa a bibliografia existente sobre o tema da música portuguesa, o facto é que ela existe; muita dela descatalogada, é certo, mas existe. É este o objectivo. Apenas este.
“Musa Lusa” é apenas um dos vários livros já escritos por Jorge Lima Barreto (Telectu) sobre o fenómeno da música em Portugal. Neste, tal como diz o seu autor logo no Intróito, “MUSA LUSA, pretende-se como uma vulgata das músicas contemporâneas portuguesas. Propõe-se observar o mundo musical português e revelar obras e autores da clássica contemporânea, da popular, do jazz, da nova improvisada, do pop/rock, da interarte e do multimedia.” (pág.5).
Sempre numa perspectiva muito própria, Jorge Lima Barreto discorre e efectua um balanço sobre a música portuguesa contemporânea e a suas mais diversas expressões – nada parece esquecido, da música improvisada ao pimba. “Musa Lusa” enquadra, lembra o passado, revela o presente e abre algumas portas para o futuro.
Interessante análise…


“Musa Lusa” – Jorge Lima Barreto (Hugin, 1996)

TAGS
RELATED POSTS

DEIXE UM COMENTRIO

Rui Dinis
Portugal

Rui Dinis é um bi-pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.

Disco da Semana
Artigos Recentes
Redes Sociais
Por decisão pessoal, o autor deste blogue não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico.