Novos, por aqui. Desde o fim da década de 90 que Alexandre Simões e André Pires trabalham no projecto Headcleaners; “Do What You Will” é o seu recente álbum, disco editado no passado dia 7 de Maio.
“Compõem, produzem e tocam toda a parte instrumental, misturam a electrónica com a acústica, criando ambientes musicais diversos mas interligados estilisticamente, os instrumentos mais usados são os teclados, baixo e bateria; as flautas e saxofones surgem invariavelmente em todos os temas, umas vezes como atmosfera sonora outras como instrumento solista. Música feita de contrastes subtis de sonoridades electro-acústicas onde a simplicidade harmónica joga com alguma liberdade melódica nas interpretações das cantores e dos cantores, cada canção tem uma voz diferente” (press release).
As amostras confirmam tudo, fruto de pequenos momentos de prazer e bom gosto.
Para este disco, a dupla usou poemas de Emily Dickinson, Vânia Gala, Yeats, Fernando Pessoa, Jack Kerouac e Ribeiro Couto, tendo convidado para a voz os nomes de Marta Hugon, Filipe Melo, Inês Trigo de Sousa, Chiara Picotto, Manuel Wiborg, Ana Lúcia Palminha e Kalaf.
“Do What You Will” – Headcleaners (Edição de Autor, 2009)