AUDIÇÕESAssim se Jazz…ou outras coisas…
Às vezes algo esquecidos por aqui ( ou não tanto), decidi hoje pegar em alguns dos discos de 2004 e 2005 mais interessantes na área do jazz, do mais clássico…felizmente há alguns mais, mas ou por já ter falado deles ou por não os conhecer, obviamente ficaram de fora.
O resultado, esse, é visível, seis discos tão diferentes (ou nem por isso), seis discos tão iguais…em qualidade.
“Indigo” – Bernardo Sasseti (2004/Clean Feed)
“Tuba Guitarra & Bateria” – TGB (2004/Clean Feed)
Depois de Carlos Barretto (em 2004) e Bernardo Sassetti (em 2003), foi a vez dos TGB arrebatarem o Prémio Carlos Paredes 2005, exactamente com o disco em questão. O domínio, o improviso, a criatividade são pontos fortes de um disco necessariamente impossível de ignorar.
“Joel Xavier & Ron Carter, In New York” – Joel Xavier & Ron Carter (2004/JXP).
Gravado em 24 de Setembro de 2004 em Manhattan, “Joel Xavier & Ron Carter, In New York”, relata o feliz encontro da inspiração de dois homens. Da beleza transpirada por aquela simples e singela dupla de cordas, contrabaixo e guitarra, nasce a aliança que nos transporta para um espaço nem sempre muito determinado, mas para um espaço que é também nosso. Nosso e de todos. Temas conhecidos, instrumentais, sempre geniais.
Há muita coisa de Joel Xavier para ouvir por AQUI
“Tralha” – Maria João & Mário Laginha (2004/Universal)
Factor comum em quase todos os músicos referidos neste post, é que dificilmente conseguirão criar algo de pouco interessante, pouco estimulante, vazio e sem razão. Naturalmente Maria João e Mário Laginha pertencem a essa classe. Em “Tralha”, não tão electrónico como estava planeado de início, revemos uma Maria João em rápida e ténue viagem pelos quatro cantos do mundo. Não é um disco tipicamente jazz, pop ou outra coisa qualquer, é antes de tudo um disco global e globalizante. É uma obra completa, marcada pelo regresso do duo aos originais. Excelentes músicos dão corpo a esta “Tralha” e a voz de Maria João…gigante.
Na secção discografia, há trechos de “Tralha” para ouvir.
“Taksi Trio” – Hugo Alves (2005/Ed.Autor)
Jazz livre…sem amarras.
Ouvir vários temas de Hugo Alves.
“Nine Stories” – Nélson Cascais (2005/Tone of a Pitch Records).
Nascido em 1973 em Lisboa, Nélson Cascais é mais um jovem a marcar pontos (e muitos) no campo do jazz em Portugal. Aluno e professor na Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal, Nélson Cascais fez-se acompanhar neste disco de um leque de grande músicos: Pedro Moreira (saxofones), André Fernandes (guitarras), Jesse Chandler (piano e teclados) e Bruno Pedroso (bateria). O resultado é o previsível, depois de “Ciclope”, primeiro disco do contrabaixista, este “Nine Stories” confirma o brilhante trajecto musical de Nélson Cascais.
Ouvir o tema “Ciclope” de Nélson Cascais