Não paro de me surpreender; desde logo, com o nível geral do metal nacional – mas há outro motivo. Mas é necessário ser um pouco mais claro.
Esta surpresa não nasce geralmente do nível de originalidade apresentado pelos novos projectos; não nasce. Na maior parte dos casos tem a ver essencialmente com a qualidade do trabalho apresentado e com a energia depositada em toda a música que produzem. E aí, há sangue novo a brotar por todos os cantos. Os Insanus eram apenas mais um bom exemplo. Exactamente, eram. A vida tem destas coisas. Três anos passados sobre a sua criação e os Insanus deram por encerradas as suas actividades. Outra surpresa.
Grupo formado por Snake (voz), João (guitarra), Hugo (bateria), Barros (baixo) e Luís Pedro (guitarra), os bracarenses Insanus tinham apostado quase tudo no seu EP de estreia. E tinham apostado bem pois “Wrath of Creation” é um excelente exemplo de death metal melódico. A garantia de um futuro luminoso que de repente se tornou negro. É pena.
Enfim, aproveitemos estes 5 temas gravados nos Ultrasound Studios (Braga) com a recorrente excelente produção de Daniel Cardoso.
“Wrath of Creation” – Insanus (Edição de Autor, 2010)
01 Rise of the Fallen
02 Genesis
03 Bitter Life
04 Astray
05 Whispers
uma banda que prometia, de facto, bastante, pela qualidade do primeiro trabalho de estúdio (o ep que é aqui apresentado). ainda tinham bastante que evoluir como musicos ao vivo.. mas tinham certamente tudo nas mãos deles para se tornarem numa referencia do metal nacional.. foi pena.. mas a vida é feita à base de decisões.. e se eles decidiram que tinha chegado a altura de pararem. eu não me atrevo, sequer, a por isso em questão