“Fado Portugal – 200 Anos de Fado” é um livro com a oferta de 50 fados em 2 CDs. É também uma edição de luxo comemorativa dos 200 anos do fado, igualmente traduzida em inglês para que possa ser desfrutada por todos os amantes do fado.

(…) Este livro pretende proporcionar uma breve leitura da informação essencial sobre o fado, fazendo uma pequena viagem cronológica pela sua história e seus protagonistas, das origens ao século XXI. É um trabalho que resultou de uma extensa pesquisa pela informação disponível, cruzando vários dados numa perspectiva factual.
Nesta nossa breve história do fado, podemos perceber a sua definição morfológica e expressão musical, as várias teses das origens, do seu aparecimento nos anos 20 do século XIX à sua chegada aos salões aristocráticos, a sua evolução pelo século XX – da chegada aos palcos do mundo e cinema nos anos 30 e 40 e o seu apogeu com a definitiva internacionalização nos anos 50 e 60, tendo já Amália Rodrigues como sua primeira figura. A história continua pelos pouco prolíferos anos 70 e 80, passando pelo novo fado dos anos 90, percorrendo a nova geração de intérpretes que o transportou para o novo milénio (…)
” (nota de imprensa | ler mais)

A obra vai ser apresentada ao vivo no próximo dia 5 de Setembro (19h), na FNAC do Colombo (Lisboa). Ao mesmo tempo, será realizada uma tertúlia sobre o fado, onde o público poderá intervir, colocando as suas questões. O painel será constituído pelo autor e por mais três convidados. Para o fim, está ainda prevista a participação da violinista Natalia Juskiewicz que tocará dois fados ao violino, acompanhada por uma viola e uma guitarra portuguesa.

capa de Fado Portugal

www.sevenmuses.pt

By Rui Dinis

Rui Dinis é um pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado intermitentemente desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.