Chegou hoje às livrarias o livro “João Aguardela – Esta Vida de Marinheiro”, uma biografia dedicada ao fantástico músico de Sitiados, A Naifa e Megafone, falecido em 2009.
“Dos cânticos de quem trabalha a terra às batidas que marcam o ritmo da vida contemporânea, das canções subterrâneas à festa na estrada, das raízes punk e rock à portugalidade do novo fado; a tudo João Aguardela soube emprestar dedicação, arrojo, inovação e, acima de tudo, um profundo respeito pela tradição. Em defesa das referências que nos fazem povo e vestem a identidade. E, acima de tudo, em defesa da Liberdade.” (agenda cultural fnac)
O livro é da autoria do jornalista portuense Ricardo Alexandre. Entre fotografias e muitos depoimentos, a obra inclui ainda a entrevista que a socióloga Paula Guerra fez a João Aguardela, por ocasião da sua tese de doutoramento. O livro vai ser apresentado no próximo dia 13 de Setembro, em Lisboa, na Fnac do Chiado, e no dia 16, no Porto, na Fnac do NorteShopping.
A edição é da Quidnovi.
Alexandre, Ricardo (2011) João Aguardela – Esta Vida de Marinheiro. Quidnovi.
http://spautores.pt/comunicacao/agenda-cultural/ciclo-autores-falam-de-autores
Ciclo Autores Falam de Autores
Ciclo dedicado a João Aguardela
O autor Ricardo Alexandre, jornalista e autor do livro “João Aguardela – Esta Vida de Marinheiro” (Edição Quid Novi) proferirá uma palestra sobre a vida e obra de um criador com capacidades fora do comum.
Inovador e inconformado, Aguardela soube antecipar tendências e lançar projectos esteticamente inéditos, sempre numa abordagem marcada pela defesa da língua e da cultura portuguesas.
Dia: 16 de Abril de 2012 (próxima segunda-feira)
Hora: 18h30
Local: Auditório Maestro Frederico de Freitas
Avenida Duque de Loulé Nº 31 – Lisboa