É um novo e interessante projecto de raiz eminentemente popular e satírica a nascer em Beja. Chamam-se Fanfarra Alfares e são formados por José Emídio (voz e viola), João Frade (acordeão), Adriano Alves (baixo eléctrico), Leonardo Tomich (bateria) e mais alguns amigos convidados.

(…) De facto o sentido crítico submergiu, alguns anos após o 25 de Abril, em cantigas de teor vincadamente politico, partidário ou panfletário, que se desactualizaram irremediavelmente no panorama actual. No entanto, e volvidos que são 37 anos, a descaracterização dos valores que perspectivaram a mudança e o seu reflexo no descontentamento popular, justificam a oportunidade de um novo espaço de recriação para este tipo de canções. E é neste contexto que pensámos num projecto, cujo embrião foi amadurecido com a observação e a experiência, tendo em conta as vertentes que consideramos essenciais: textos inéditos e irónicos destinados a contextos amplos de audição, obrigatoriamente com os “temperos” de humor que tornam mais suportável o nosso quotidiano… Assim, tencionamos falar de coisas sérias à boa maneira do nosso cancioneiro popular, revisitando o espírito do período medieval das canções de escárnio e maldizer que denunciavam de modo jocoso os acontecimentos sociais (…)” (mailing)

O disco de estreia chama-se “Promessas Absolutas” e é uma edição da Ocarina. No link que se segue há muitos e bons sons para ouvir. Bons sons.

Ouvir Fanfarra Alfares

capa de Promessas Absolutas
Fanfarra Alfares – “Promessas Absolutas” (Ocarina, 2011)

| POPULAR |
www.facebook.com/pages/Fanfarra-Alfares/202292236463585
www.ocarina-music.pt

By Rui Dinis

Rui Dinis é um pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado intermitentemente desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.