CONCERTOSGalandum Galandaina na Amieira do Tejo

A Trompa foi ao baile. Ontem.
Numa organização da Associação PédeXumbo, houve baile na bela Amieira do Tejo, na bela aldeia que espreita o rio.
Os Galandum Galundaina, grupo de música tradicional mirandesa formado em 1996, foram os grandes anfitriões. Tendo descido de Miranda da Douro até ao Alentejo para animar a festa nesta histórica aldeia do concelho de Nisa, os Galandum Galandaina fizeram o que melhor saber fazer. A festa.
A festa foi ver os tocadores Paulo Preto e a família Meirinhos a animarem o baile à moda mirandesa, desfilando a música da sua terra extraordinariamente tocada pelas gaitas de foles, pela sanfona, pelas flautas, pelo bombo e pelas percussões tradicionais. Foi uma festa. Mas pequena.
Foi pena a Amieira estar tão desfalcada de dançarinos, diria mesmo que a população ficou em casa, senão teria sido um daqueles bailes. Ainda assim, há que salientar o grande espectáculo dado pelos Galandum Galandaina, o sentimento com que defendem as suas raízes, a sinceridade com que falam o seu mirandês.
No final, juntaram-se ao povo para um baile à moda tradicional, sem amplificação e ali perto, perto da populaça, no meio do estrado.
Vivó baile.

Sítio: www.galandum.co.pt
Sítio: www.pedexumbo.com

By Rui Dinis

Rui Dinis é um pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado intermitentemente desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.