breves

Mario Laginha Trio toca “Mongrel”

Por em 28 Fev 2011

Vai ser na Sala Suggia da Casa da Música, no Porto…
É nessa sala que o Trio de Mário Laginha vai apresentar no próximo dia 4 de Março, às 22h, o seu tributo à música do pianista e compositor polaco, Chopin. O disco chama-se “Mongrel”, foi editado em Novembro passado e acaba de ser distinguido pela Sociedade Portuguesa de Autores como melhor disco do ano.

(…) Avesso às abordagens demasiado coladas aos originais de músicos consagrados, embrulhados em roupagens “jazzísticas” ou “pop”, Mário Laginha seguiu, em Mongrel, outros caminhos: “Tomei muitas liberdades. Mudei compassos, tempos, modifiquei algumas harmonias, até mesmo melodias”, admite o pianista. Desse modo, Laginha criou espaço para a improvisação e procurou “aproximar a música de Chopin” do seu universo musical. De resto, o improviso, tão presente no mundo musical de Mário Laginha, era também uma das marcas de Chopin, classificado pelo pianista como “um dos maiores improvisadores de todos os tempos”.
Embora a fonte musical que inspirou Mongrel permaneça reconhecível e claramente identificada nos nomes dos oito temas que compõem o novo CD, Mário Laginha admite que o modo como se inspirou e transformou a música do compositor polaco “é uma espécie de heresia a transbordar respeito pelo compositor”. (…)
” (nota de imprensa)

Com Mário Laginha (piano) estarão em palco, Bernardo Moreira (contrabaixo) e Alexandre Frazão (bateria).

Ouvir Mário Laginha

cartaz Thirdsphere
Foto de Bernardo Sassetti

género: jazz

TAGS
RELATED POSTS

DEIXE UM COMENTRIO

Rui Dinis
Portugal

Rui Dinis é um bi-pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.

Disco da Semana
Artigos Recentes
Redes Sociais
Por decisão pessoal, o autor deste blogue não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico.