Vai ser na Sala Suggia da Casa da Música, no Porto…
É nessa sala que o Trio de Mário Laginha vai apresentar no próximo dia 4 de Março, às 22h, o seu tributo à música do pianista e compositor polaco, Chopin. O disco chama-se “Mongrel”, foi editado em Novembro passado e acaba de ser distinguido pela Sociedade Portuguesa de Autores como melhor disco do ano.
“ (…) Avesso às abordagens demasiado coladas aos originais de músicos consagrados, embrulhados em roupagens “jazzísticas” ou “pop”, Mário Laginha seguiu, em Mongrel, outros caminhos: “Tomei muitas liberdades. Mudei compassos, tempos, modifiquei algumas harmonias, até mesmo melodias”, admite o pianista. Desse modo, Laginha criou espaço para a improvisação e procurou “aproximar a música de Chopin” do seu universo musical. De resto, o improviso, tão presente no mundo musical de Mário Laginha, era também uma das marcas de Chopin, classificado pelo pianista como “um dos maiores improvisadores de todos os tempos”.
Embora a fonte musical que inspirou Mongrel permaneça reconhecível e claramente identificada nos nomes dos oito temas que compõem o novo CD, Mário Laginha admite que o modo como se inspirou e transformou a música do compositor polaco “é uma espécie de heresia a transbordar respeito pelo compositor”. (…) ” (nota de imprensa)
Com Mário Laginha (piano) estarão em palco, Bernardo Moreira (contrabaixo) e Alexandre Frazão (bateria).
Foto de Bernardo Sassetti