curtas Featured

Retimbrar falam sobre o novo “Voa Pé”

Por em 17 Abr 2016

voape

Formados em 2008, os Retimbrar são uma das boas novidades de 2016 da música portuguesa de influência tradicional. O disco de estreia chama-se “Voa Pé” e o grupo deixou-nos aqui algumas palavras sobre o mesmo:

Numa frase apenas quem são os Retimbrar?
Os Retimbrar são um colectivo do Porto que se dedica a criar música inspirada nas tradições portuguesas, com uma matriz rítmica muito acentuada.

Um adjectivo que caracterize a música dos Retimbrar?
Revitalizante.

Porquê o título de “Voa Pé” para o novo disco?
Escolhemos o título “Voa Pé” porque a expressão traz em si o sonho mas também o meio para o alcançar. É uma espécie de manifesto para nós, de sabermos que as coisas feitas à nossa maneira e pelos nossos próprios meios têm muito valor. Comparando com as caminhadas propriamente ditas, sabemos que quem vai a pé desfruta muito mais da viagem, embora seja bastante mais cansativo. O facto de ser escrito com o verbo ‘voar’ remete para a utopia, para a concretização das ideias mais raras.

Em duas ou três linhas, como se caracterizaria o novo disco?
Este disco é um apanhado do percurso do grupo até ao momento, desde os tempo em que só tocávamos percussão rua até às primeiras experiências com canções. Por esse motivo, este disco é muito variado, com momentos bastante contrastantes em termos de som e energia.

Qual a faixa que melhor encarna o ‘espírito’ de “Voa Pé”? Porquê?
Voa Pé (cá fora), porque tem em si muito do espírito e alma do disco, e consequentemente, do grupo. Além disso, tem também uma componente rítmica muito presente, que remete para as faixas sem instrumentos melódicos e vozes.

Uma razão muito forte para ouvir o novo disco?
É diferente do que temos ouvido por aí, achamos nós. Se gostarem, óptimo. Mas achamos que vale a pena tentar ouvir, mais não seja pelas características da proposta.

O que esperar de Retimbrar ao vivo?
Ao vivo podem contar sempre com uma grande festa. Dependendo do local onde nos apresentemos, vamos sempre adaptar o nosso espectáculo, para que a experiência seja o melhor possível. Para já, podemos anunciar que vamos estar na Casa da Música no dia 23 Abril às 16h e às 22h, no Cine-Teatro Garrett na Póvoa de Varzim no dia 25 de Maio às 21h30, e no Festival Rádio Faneca em Ílhavo no dia 27 Maio.

Como vão ser os próximos tempos dos Retimbrar?
Os próximos tempos vão ser com vários espectáculos em Portugal – temos de continuar a fazer a revolução d’alegria! Além dessa missão de espalhar boa energia, também queremos espalhar a semente, levar o nosso disco por aí e ir ensinando alguns ritmos nas oficinas de percussão.

TAGS
RELATED POSTS

DEIXE UM COMENTRIO

Rui Dinis
Portugal

Rui Dinis é um bi-pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.

Disco da Semana
Artigos Recentes
Redes Sociais
Por decisão pessoal, o autor deste blogue não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico.