destaque

“Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX” – Salwa Castelo-Branco

Por em 15 Jan 2010

JÁ CHEGOU! FINALMENTE!
É a “Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX”, sem dúvida a obra mais importante de sempre dedicada à música em Portugal. São mais de 1250 entradas numa abordagem multidisciplinar ao fenómeno da música, resultado de 10 anos de pesquisa e investigação de uma equipa de especialistas do Instituto de Etnomusicologia da Universidade Nova de Lisboa.

Música é vivência. Encontro de gentes e tribos, mistura de antigo e profano, sempre em mutação e redescoberta de novas fronteiras. Em busca do século XX português, uma equipa de especialistas em Etnomusicologia fez uma inédita recolha das bandas, etiquetas, instrumentos, estilos, intérpretes, músicos e compositores que marcaram todo um tempo e forma de estar. Sob a direcção científica de Salwa el-Shawan Castelo-Branco, esta é a primeira obra a reunir todo o século XX português de forma tão completa e apurada. Da definição de kizomba ao jazz, do fado à pop, do popular ao erudito, pode encontrar nesta enciclopédia toda a informação existente de forma sistematizada.” (Círculo de Leitores)

São quatro volumes com a chancela do Círculo de Leitores.
OBRIGATÓRIO!

Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX

www.circuloleitores.pt

TAGS
RELATED POSTS
6 Comentrios
  1. tiago morgado

    18 Jan 2010

    soube que o INET andava a fazer esse trabalho quando estive na nova a estudar musicologia um ano.. mas na altura havia muita gente céptica em relação à chegada do dia em que essa obra viesse a ser editada.. pois bem, chegou esse mesmo dia, estou feliz e contente por isso, e vou por a cena na minha wishlist.. de facto Portugal precisava de uma obra de carácter (etno)musicológico, que não falasse apenas dos cancioneiros da idade perdidos neste e naquele mosteiro, ou mesmo no Marcos de Portugal – com muito respeito para com essa figura – e pronto, chegou o dia, e isso vai já para a wishlist.. sem dúvida um marco na documentação do património musical português

  2. carlosd

    18 Jan 2010

    http://www2.fcsh.unl.pt/inet/projectos/dicionariomultimedia/pagina.html

    Resultados
    – A maior obra musicológica a ser publicada em Portugal: Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX

    – 4 volumes, cerca de 1200 entradas, 4000 páginas, 400 fotografias, índices temático e onomástico.

    – Base de dados sobre música popular e músicos associados a este domínio que estará disponível no sítio web do Instituto Camões.

    – Banco de dados PortMuse: 25 bases de dados relacionais sobre todos os domínios musicais do século XX em

  3. carlosd

    18 Jan 2010

    A Ministra da Cultura também falou há pouco tempo de uma Fonoteca Nacional. Finalmente dá-se mais importância ao n/ património sonoro.

  4. carlosd

    18 Jan 2010

    Não deveria ter uma tag “livros”? Não sei como vai funcionar em termos de actualizações. Ouvi uma entrevista no ano passado na Antena 1 (espaço 00h00-02h00) mas não me recordo se falaram disso. Parece-me que seria mais apropriado não incluir referências temporais no título pois já passaram 10 anos e há muitos nomes que poderiam (até poderão estar?) ser referenciados na obra.

    http://www2.fcsh.unl.pt/inet/index.html

DEIXE UM COMENTRIO

Rui Dinis
Portugal

Rui Dinis é um bi-pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.

Breves do Twitter
PUB
Redes Sociais
Por decisão pessoal, o autor deste blogue não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico.