A TROMPA

Disco da Semana


artigos recentes


LIGAÇÕES QUENTES


Arquivo


EM SÍNTESE|”Golden Era” – Rita Redshoes

Rui DinisRui Dinis

Singela pop.
“Golden Era”, álbum de estreia da menina dos sapatos vermelhos, é uma surpresa bem gostosa. Já conhecida de outras andanças, como elemento dos Atomic Bees, grupo com quem lançou em 2000 o álbum “Love.Noises.and.Kisses” (Zona Música), Rita Redshoes (a.k.a. Rita Pereira) é hoje também a pianista do grupo que acompanha David Fonseca na estrada – com quem interpretou o tema “Hold Still” no álbum “Our hearts will beat as one” (2005).
Há dias, dizia por aqui que “Golden Era” e os seus 13 temas, vivia de uma frescura única, “algo pop, algo jazz, algo cinemática, muito feminino, algo assim assim…“; algo que respira musicalidade por todos os poros. É melodia. São canções feitas com e sobre a paixão. Com letras mais ou menos óbvias – dentro do tema, românticas, é a voz suspensa de Rita Redshoes que se eleva, sobre um conjunto de arranjos extremamente cuidados – uma especial referência para os teclados e para a percussão. Como tudo parece simples e perfeito em “Golden Era”; como somos arrebatados pela coisa em si, não tanto pela diferença, mas pela forma luminosa como cada canção se concretiza em “Golden Era”; pelo nível de produção, pela forma arrojada e corajosa como Rita Redshoes abordou esta sua estreia em nome próprio.
Para a feitura desta pequena obra de arte, Rita Redshoes contou com a participação de Filipe Monteiro (guitarra eléctrica e teclados), Nuno Simões (baixo) e Sérgio Nascimento (bateria) – para além de uma secção de cordas. A produção ficou a cargo da própria Rita Redshoes e de Nélson Carvalho.
E claro, “Golden Era” é muito mais que “Hey Tom” e “Dream On Girl”; “Golden Era” é um mundo inteiro de canções.

som Rita Redshoes.

foto de Rita Redshoes
“Golden Era” – Rita Redshoes (Anjo da Guarda, 2008)

tipo Pop-Rock
sítio rainbowmaker.blogspot.com

Rui Dinis
Author

Rui Dinis é um pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado intermitentemente desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.