especial Featured

Especial: Old Jerusalem, Bruno Duarte e Puny em “Splitted” (2006)

Por em 1 Jun 2016

Em ano de mais um novo e grande disco, “A Rose Is a Rose Is a Rose” [ouvir] , Old Jerusalem será a razão de mais um super-especial n’a trompa. Será o próprio Francisco Silva a falar-nos sobre a sua música, sobre os seus discos, sobre esses dias de feliz criação. A trompa dá o mote, o artista continua…

splitted

2006
Splitted” – Bruno Duarte / Old Jerusalem / Puny (Bor Land)

No ano em que os ditadores Slobodan Milošević e Augusto Pinochet morreram, antes de terminarem os julgamentos por crimes contra a humanidade, Old Jerusalem

…curiosamente este foi um ano com alguma actividade, embora em termos de edições se cingisse a este split-EP lançado pela Bor Land, cujo conceito era apenas o de apresentarem-se canções gravadas em formato “lo fi”, em 4 pistas. A parte de Old Jerusalem é composta por uma canção inédita e 2 temas instrumentais improvisados, de uma série de gravações que ia fazendo experimentando essa espontaneidade. Tentava que as gravações ocorressem a horas muito tardias (entre as 2h e as 4h da madrugada), e por vezes acordava especificamente para improvisar algum trecho. Os temas eram de “composição instantânea” – improvisados no momento, sem qualquer preparação prévia, mas tomando por base uma primeira pista que, sendo improvisada também, deveria manter uma certa estrutura e não desviar-se demasiado dela. Eram experiências muito recompensadoras só por si, divertidas, e ao mesmo tempo permitiam-me “consolidar” a percepção de mim próprio enquanto músico, levando cada vez mais a sério o processo de composição e de exploração musical.
Foi também por este período que se materializou uma colaboração simultaneamente entusiasmante e aterradora para mim. A convite de uma amiga desenvolvi uma colaboração com o Carlos Bica, que foi apresentada em 2 ou 3 concertos e cuja base era essencialmente a partilha de temas entre os dois – eu escrevi letras e cantei e toquei alguns temas do Bica e ele acompanhava-me ao contrabaixo em canções minhas. Aos dois neste processo juntou-se também outro músico de excepção na guitarra eléctrica, o Mário Delgado.
Tenho ideia que foi também em 2006 que se intensificou a minha colaboração com o The Unplayable Sofa Guitar do Paulo Miranda, concretamente para o que viria a ser o disco “Rocky grounds, big sky” e os concertos promocionais que se seguiram.
Como dizia, foi um ano bastante activo para Old Jerusalem, em que adicionalmente se iniciaram os trabalhos nas canções que viriam a fazer parte do disco seguinte.

Francisco Silva

Artigos anteriores:
Old Jerusalem & Alla Polacca em “Old & Alla” (2002) – LER
Old Jerusalem em “April” (2003) – LER
Old Jerusalem em “Twice the Humbling Sun” (2005) – LER

TAGS
RELATED POSTS

DEIXE UM COMENTRIO

Rui Dinis
Portugal

Rui Dinis é um bi-pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.

Disco da Semana
Artigos Recentes
Redes Sociais
Por decisão pessoal, o autor deste blogue não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico.