Parte I | Parte II | Parte III | Parte IV | Parte V | Parte VI

(Continuação)

19) Single para download
A disponibilização gratuita de um single para download, poderá ser em muitos casos uma possibilidade a ter em conta – sempre acompanhado da respectiva licença. Eliminados todos os projectos que pensem retirar algum  dia proveito da venda digital do mesmo, para todos os outros esta é uma forma de difundir o som da banda,  levando-o  mesmo para lá do online. Facilmente este single poderá passar a viajar nos leitores de mp3 de malta fixe, assim como facilmente as rádios mais distantes o poderá sacar e pôr a rolar no seu programa. Porque não? Receio de um qualquer aproveitamento em sentido inverso? Acho que vale bem o risco.

20) Em streaming
Estar na Internet e não disponibilizar alguns sons para o povo ouvir, é estar mal na rede (Ver ponto 1). Faz pouco sentido. Entre disponibilizar alguns temas, disponibilizar os típicos 30 segundos ou deixar mesmo ouvir todo o disco, o importante é marcar presença na rede desta forma.  Diria mesmo que pouca gente procura um projecto na Internet se não for para o ouvir – e se é grande a desilusão. Não podendo comprar in loco, onde teria oportunidade de ouvir o disco, em princípio, e apostando na compra online, é fundamental que o comprador possa provar o que vai comprar. E provar bem. Já nem falo do concerto que lhe foi parar quase à porta.

21) Opção download total e gratuito
A mais difícil, a mais discutível, a mais extrema. Ainda assim, para alguns projectos esta será sempre uma hipótese a colocar. Se não logo de início, em algum momento  o deveriam equacionar.  Pelo menos pensar no caso. Naturalmente, esta não é uma hipótese para todas as bandas, mas sim para quem edita sem intuitos comerciais e vive numa fase de divulgação do seu trabalho. Ultrapassada a barreira ética que é para alguns projectos o acto de oferecer o seu trabalho, esta é quase sem dúvida um das melhores formas de divulgação de novos nomes. Havendo disponibilidade para abdicar claramente de fundos investidos, em boa parte das vezes, a solução do download total e gratuito traz benefícios a médio prazo. Música livre, para todos.

(Continua)

imagem promo

By Rui Dinis

Rui Dinis é um pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado intermitentemente desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.