A TROMPA

Disco da Semana


artigos recentes


LIGAÇÕES QUENTES


Arquivo


ESPECIAL|Música, Net & Blogs – IX

Rui DinisRui Dinis

Parte I | Parte II | Parte III | Parte IV | Parte V | Parte VI | Parte VII | Parte VIII

(Continuação)

25) Cartaz digital
Eis outra boa aposta a fomentar. Mesmo que sejam apenas digitais, são muitos os blogues/sites que publicitam nos seus espaços concertos ou outros eventos. Nem precisa de ser nada muito profissional, basta  que tenham uma qualidade aceitável e contenham toda a informação necessária – obviamente, se puderem aprimorar, melhor. Nisto, uma especial atenção para o local do concerto/evento e para a hora de início do mesmo. A hora real, por favor, ou então referir o tempo de tolerância. Se acharem por bem, no cartaz ou no site da banda, um mapa de como chegar ao local às vezes também dá jeito. Depois é dispersá-lo pela rede.

26) Timing de publicitação
Esta pode ser discutível. Em princípio, é arriscado publicitar muito cedo um pequeno concerto ou evento. Primeiro, porque se a intenção é ir repetindo o envio de e-mails ao longo do tempo, tal pode tornar-se profundamente aborrecido – acho que já falámos nisso, em segundo, porque raramente um blogue ou site repete uma notícia, optando quase sempre por a postar logo que esta lhe chega à caixa de correio. Não é regra mas acontece. Não há assim tanta gente a sacar da agenda para marcar um concerto que só vai acontecer daqui a dois meses – obviamente, não se está a falar de concertos onde se esperam enchentes.  Geralmente, duas semanas de antecedência parece um bom timing. Quanto muito, optar por dois envios, um lá longe e um outro lá mais perto.

27) Interacção com os fãs
Com o advento da Internet, a comunicação ganhou também ela um espaço de acção diferente. Estar na Internet sem possibilitar um mínimo de interacção com os fãs parece desde logo uma oportunidade perdida. O e-mail é o exemplo mais simples, mas também há fóruns, chats, caixas de mensagens, etc., tudo ferramentas capazes de estreitar a ligação entre o músico e o seu fã, como os benefícios que tal ligação pode trazer. São poucos, mas infelizmente ainda é possível encontrar sites que nem o endereço de e-mail facultam. Isto também é utilizar bem a Internet.

(Continua)

imagem promo

Rui Dinis
Author

Rui Dinis é um pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado intermitentemente desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.