novidades

Filipe Raposo – “A Hundred Silent Ways”

Por em 22 Ago 2013

Filipe Raposo tem novo álbum. É o próprio que o apresenta:

“Procuro sempre o silêncio. O silêncio para escutar o mundo – o silêncio como espaço poético.
A Hundred Silent Ways é um concerto para piano solo que explora uma abordagem livre, contudo conceptual, deste “não lugar” que é o silêncio. Nasce da necessidade de conhecer ou tomar consciência deste território entre territórios, deste espaço que liga duas composições distintas que apenas comunicam através desse mesmo silêncio.
Compor permite-me conhecer esta realidade e habitá-la.
Ao criar, “um outro flui”, e assim conheço.
Para ilustrar a realidade que desejo criar, recorro a técnicas diferentes ao sabor das diferentes exigências dos temas: efeitos texturais; focagem e desfocagem rítmica; exploração de diferentes registos num único instrumento; contínuo harmónico; sobreposição de blocos; exploração de polirritmias; figuração rítmica; estruturas contrapontísticas livres que conduzem a secções de improvisação.
No seguimento do trabalho desenvolvido em trio em First Falls, neste disco a solo continuo a explorar os três universos que contêm a síntese do meu trabalho: o da música tradicional, onde são estilizados ritmos e melodias; o da música erudita, que contamina o conceito de forma e a conceção harmónica; e o da música improvisada, que atravessa toda a minha música.
A Hundred Silent Ways são quadros sonoros que vou pintando na estrutura formal das minhas composições e improvisações, “entre o que sou e o que fui”.” Filipe Raposo

O disco já está disponível no iTunes[PIANO | OUVIR]

filiperaposo

TAGS
RELATED POSTS

DEIXE UM COMENTRIO

Rui Dinis
Portugal

Rui Dinis é um bi-pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.

Disco da Semana
Os últimos…de há muito
Redes Sociais
Por decisão pessoal, o autor deste blogue não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico.