novidades

“Megafone: Música Para Uma Nova Tradição” – Megafone/João Aguardela

Por em 23 Out 2010

Já o tínhamos referido, hoje apresentamo-la. É a caixa com toda a discografia do projecto de João Aguardela, Megafone. É a reedição de quatro álbuns editados entre 1997 e 2005, totalizando quase 50 temas:

Tudo começou com um vinil de Giacometti. Por causa dele, João Aguardela criou o Megafone: quatro álbuns em que procurou levar até às últimas consequências a sua obsessão com a música tradicional.” Retrospectivamente, o que ouvimos nestes quatro Megafone? Um trabalho em constante evolução, em que as formas mais agrestes da house e do jungle começam a ganhar calor orgânico e outras expressões, em que as vozes das recolhas passam a conviver com a voz de Aguardela, que escolhia para si as letras que, como explicava ao PÚBLICO em 1999, quebrassem “uma ideia formada sobre o que é cantado na música tradicional, com temas muito limpinhos e arranjadinhos”: “Há textos em que me sinto mais próximo do universo dos Mão Morta do que propriamente da tradição”, confessava então. Este ponto é essencial: quebrar ideias feitas, reconstruir, descobrir novos sentidos. Tudo resumido nisto que, também em 1999, declarou ao “Jornal de Notícias”: “Estes discos podem ser vistos como folclore, pois a alternativa a eles é não fazer nada. Se tivermos uma atitude demasiado respeitosa arriscamo-nos a não ir longe. E isso não é solução para mim”. Em 1997, quando foi editado o primeiro Megafone, ninguém estava preparado para aquilo: projecções vídeo de pastores e trabalhadores no campo, os ritmos a atirarem-se sobre as melodias e o público, embasbacado, sem saber como reagir. Sandra diz-nos que nos concertos, em Portugal, nem por uma vez o público dançou. Olhava-se em volta à procura de um sinal – “Como se dança Megafone?”, pergunta retoricamente Sandra Baptista. “Era preciso aprender ou inventar”, responde Luís Varatojo.” (1)

A caixa está à venda na fnac por 24,99€!

Download Legal da Discografia de Megafone

capa de Megafone
“Megafone: Música Para Uma Nova Tradição” – Megafone/João Aguardela (fnac, 2010)

género: fusão
www.aguardela.com

TAGS
RELATED POSTS

DEIXE UM COMENTRIO

Rui Dinis
Portugal

Rui Dinis é um bi-pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.

Disco da Semana
Os últimos…de há muito
Redes Sociais
Por decisão pessoal, o autor deste blogue não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico.