Dizem-se “frescos, doces e sumarentos“, assumindo-se como o projecto sensação do Verão que se avizinha. Chamam-se Maria Clementina e são compostos por “4 alter-egos de 4 músicos famosos da cena musical nacional (que não querem, porque não querem dizer quem são)“. Muito bem. Sendo assim, os Maria Clementina são compostos pelos alter-egos Raquel Menina (voz), Juca Pavico (guitarra, piano e voz), Enrique Mita (banjo, baixo e voz) e Manuel de Malta (bateria, theremin, arranjos e outros); os responsáveis pelo single “Veio a Maria Clementina” – em audição no MySpace . Uma frescura pop que se confirma; e saúda.
Em Junho chega o EP de estreia, mas para já, ficamos com o ruralo-pop-inconformado dos Maria Clementina em forma de single.

Fonte: Nota de Imprensa.

Ouvir Maria Clementina

imagem Maria Clementina

género: pop

By Rui Dinis

Rui Dinis é um pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado intermitentemente desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.

39 thoughts on “Maria Clementina”
  1. a voz feminina é, na minha opiniao, de maria de vasconcelos, e uma das vozes masculinas é OBVIAMENTE é de tiago bettencourt. :D

  2. Ora boas, de facto com tantos comentários, sinto-me tentado a fazer também o meu, as vozes, de facto parecem as do Samuel Úria, a do Tiago Bettencourt, (sem duvida!), a feminina até parece mesmo a da Lena D’Água, O ritmo e a letra fica no ouvido, é a versão tuga dos Gorillaz!

  3. B Fachada é um grande músico, mas não é ele que canta, de certeza absoluta. Pelo falsete parece-me mais o Samuel Úria. A ou as vozes femininas não arrisco em nomes.

  4. Epa…compararem o B Fachada ao André Sardet e á Mafalda Veiga e dizer que Ornatos Violeta é que é diferente é o PANICO!

    B Fachada tem mais de Ornatos do que qualquer Paulo Gonzo, Ritas Guerras, Sardets, Pedros Pais e outros tantos que nunca vao chegar aos pes de um Sergio Godinho…por exemplo. E B Fachada é do lado do Sergio Godinho…mas mais “rasta”…o homem toca tudo sozinho nos discos, estetica e texturas musicais é com o homem.

  5. Uma música leve, muito gostosa, jovial, estival, e, claro, com um belíssimo conjunto de vozes do qual destaco, naturalmente, a sempre magnífica Margarida Pinto. A Lena d’Água, infelizmente, já não tem voz para estas andanças.

  6. Marketing…
    Eles não querem que eu saiba quem são? Eu também não quero saber! Pró ano aparecem os “Manuel Tangerina” e vão na espuma das mesmas ondas de verão.

  7. Só me pareceu -levemente- Lena de Água depois de ter lido o nome dela aqui (mas imediatamente varri essa ideia). Desde o 1° momento que ouvi a música na rádio que pensei “epá a Maria de Medeiros agora meteu-se a cantar e já não quer outra coisa”. Quem ainda não estiver convencido, compare as vozes das canções “Maria Clementina” e “This boots are made for walking”, versão Legendary Tigerman.
    A Lena de Água tem (faz) aqueles sussurros meio-sexy-meio-não-sei-bem-o-quê quando canta. A Medeiros não precisa disso – tem uma voz naturalmente (super)sexy…

  8. Há espaços para todos, cabe sempre mais um…principalmente cantado em português, e quem não gosta não ouve! ;)
    Gostei muito!
    Fresco e vitaminado de criatividade! :)
    Vou ouvir este verão!!
    Façam mais…que eu ouço!
    bjs

  9. Entendo muito pouco de teoria musical, mas sou boa ouvinte e publicitária. E, como tal, me declaro apaixonada pelo projeto -tanto pela ação de marketing de que faz parte quanto pelo som em si: divertido, descompromissado e viciante. Oxalá pudesse comprar o single, aqui das terras de além mar onde estou.

    Palpites eu fico devendo: sou brasileira e ainda conheço poucas vozes da música popular portuguesa. Mas assim que ouvir as vozes aqui citadas, faço minha aposta.

  10. Também ia para SU, MM e TB. Beatlesiana é uma das canções dos Pinto Ferreira que ouvi ontem no Portugália/ Antena3.

  11. A voz feminina é Maria de Medeiros…
    Uma das vozes masculinas é Tiago Bettencourt…

  12. Quando ouvi a voz feminina veio-me logo à cabeça a Maria de Vasconcelos, e que saudades de a ouvir…

  13. A voz feminina parece-me Maria de Vasconcelos. Depois também me parece a masculinda Samuel Uria.

  14. eis a minha opinião…
    1- melodia bem orelhuda (fica optimo para as rádios destruírem a musica) após passaram todos os dias 38 vezes a mesma música!
    2- 67 vezes a ouvir sempre o mesmo refrão “maria clementina” é um daqueles absintos bem económicos! dá para vomitar e não dá ressaca!
    3 – daqui a 2 anos já ninguém se lembrará da música (Espero!!!!)
    4- Maria clementina = tentativa frustada de se compararem ao perfil escondido dos Gorilazz! Porque? pk os gorilazz fazem musica…e estes senhores não!
    (desculpem mas é apenas a minha opinião, pura e crua, de quem está farto de ver musiquinhas “lavadinhas” de úrias, b-fachadas, tiago bettencout, mafaldas veigas, andrés sardet e afins….falta música a sério, com contéudo (tipo clã, ornatos violeta, cool hipnoise, orelha negra e afins)!

  15. Estou com a Elsa, a voz feminina só pode ser a Maria de Vasconcelos.

  16. Mt bom …
    A voz feminina é sem duvida Lena D’Agua e uma das outras vozes é tambem sem qualuqer duvida Tiago Tiago Bettencourt

  17. Tiago Bettencourt sem dúvida
    Já a outra voz masculina parece-me muito o BFachada, até pela maneira de cantar
    E de facto a voz feminina parece a Lena D’Àgua…

  18. Eu acho que a voz feminina pode ser Susana Felix…
    Uma das masculinas parece claramente o Tiago Bettencourt.

  19. Tanta gente a querer fazer comparações, tanta gente a mandar bitaites e a pensar que percebem de musica portuguesa, mas nem se dão ao trabalho de fazer uma pesquisa musical para poderem fundamentar as suas opiniões.
    A meu ver as 3 vozes são estas:
    Marlon (dos Azeitonas) – primeira voz
    Tiago Bettencourt – segunda voz
    Lena D’Água – terceira voz

    O 4º elemento como não canta é complicado saber quem é.

  20. Parecido com Deolinda? Não acho nada… Mas gostei: uma sonoridade engraçada, letras sem pretenciosismos… e não parecem ter ambições de ser a “grande revolução” da música portuguesa!

  21. Uma voz é claramente o Tiago Bettencourt…
    Pareceu-me o B Fachada outra das vozes masculinas.. Com influencia clara da flor caveira…

    Gostei de ouvir…

  22. Uma das vozes é do Tiago Bettencourt. A música fica no ouvido e tem uma sonoridade engraçada. Gostei.
    Não acho nada parecido com os Deolinda. Eles cantam quase que ao desafio.

  23. Não acho muito idêntico aos Deolinda, mas o que interessa mesmo é que a música é muito boa!!!
    Acho que a voz feminina é a Lena d’Água e um dos rapazes também acho que é o Tiago Bettencourt, o outro vocalista, não faço ideia, gostava de ouvir mais opiniões…

  24. Um deles é, sem dúvida, o Tiago Bettencourt. E o projecto é muito idêntico aos Deolinda…

  25. A letra e a voz são de facto muito Uria, e a canção também pode ser. A produção é que não me parece nada Flor Caveira.
    Curti. A melodia é meio beatlesiana , catchy.

  26. A primeira audição também me faz apontar para algo saído da Flor Caveira….

  27. Ouvi a canção e não tem nada a ver com Deolinda nem com BFachada. Se esse Jonatas se tivesse dado ao trabalho de ouvir evitava escrever tanta asneira.
    É excelente a canção. Pelas vozes e pela letra já tenho fortes suspeitas de quem são.

  28. Mais uma bosta do BFachada! Agora a querer colar-se/ironizar o sucesso dos Deolinda. Não tem nível nem a mínima hipótese!

Comments are closed.