Impressões. São impressões, meus amigos.
“Guitarra 66” é um disco impressivo, um apelo às emoções, um disco marcado pelo que o exterior imprime em nós; todos os dias; quando calha. “Guitarra 66″ é a expressão dessas impressões; a expressão de uma viagem pelo mundo, outras vezes, de uma viagem apenas por Portugal. Sim, porque o mundo não é assim tão grande e muitas vezes,  Portugal está mesmo à espreita na próxima esquina. O disco chama-se “Guitarra 66” e marca a estreia a solo de Tó Trips, figura dos fantásticos Dead Combo e com um passado feito em nomes como Amen Sacristi, Santa Maria Gasolina em Teu Ventre e Lulu Blind.
É um disco sem segredos; cru; tocado apenas com guitarra clássica – e espaçada percussão, “Guitarra 66” não deixa espaço para subterfúgios, apenas para íntimos silêncios, pautados por momentos de intermitente tensão ou  distensão sonoras. É um avanço corajoso por intrincadas combinações rítmicas, resolvidas superiormente por um dedilhar pouco óbvio. É um encanto. O que ali está é um punhado de sensações diferenciadas, sentidas à velocidade da paisagem; da terra calcorreada. É o tal disco terreno que Tó Trips diz ser “um disco romântico, mediterrânico e com raízes portuguesas. Um disco ibérico e virado para o Atlântico. Cruza viagens pelo deserto africano, evoca bairros latinos nos Estados Unidos, imagina mares do sul“. É a tal prova de amor; à terra; à vida; à música; mas essencialmente à sua mulher Raquel, a quem Tó Trips dedica este disco.
Não é apenas um disco de guitarra clássica, é essencialmente um disco retrato de paisagens, de paixões, de emoções e de uma certa forma de ser. O ser Tó Trips, por mais estranho que nos possa parecer. É a viagem que é preciso fazer. A viagem de uma vida.

Ouvir Tó Trips no MySpace

capa de Guitarra 66
“Guitarra 66″ – Tó Trips (Mbari, 2009)

01 Guitarra 66
02 Pinacoolata
03 Traffic
04 Spanish Letters
05 Rua da Inquietude
06 I Love Your Air
07 The Road to Aït Benhaddou
08 Old Times on the Balcon Jack
09 The Wind Blows
10 Ponzo
11 Esmoriz
12 Electric Marrakesh

género: guitarra
mbarimusica.blogspot.com

By Rui Dinis

Rui Dinis é um pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado intermitentemente desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.

3 thoughts on “”Guitarra 66″ – Tó Trips”
  1. […] “É um disco sem segredos; cru; tocado apenas com guitarra clássica – e espaçada percussão, “Guitarra 66” não deixa espaço para subterfúgios, apenas para íntimos silêncios, pautados por momentos de intermitente tensão ou distensão sonoras.” (a trompa) […]

  2. No próximo ano trabalharei numa tourné duma peça de teatro que se chama Route 66. Quem me dera que fosse com o Tó Trips e não com os hits dos anos 80. :(

Comments are closed.