B Fachada é o seu nome; ”Um Fim-de-Semana no Pónei Dourado”, o disco:

“B Fachada é um multi-instrumentista virtuoso: do piano à guitarra, passando pela viola braguesa e pelo trompete vocal. Do soneto maldito ao cianeto alexandrino, passando pela grandiloquência transmontana e pela rusticidade jazzística de um scat: é multi-instrumentista virtuoso este B Fachada.” (Samuel Úria)

É. Depois, “são mais canções”. Foi com esta determinação que se fechou por aqui a última referência ao mais recente trabalho de B Fachada. A mesma forma despojada com que o autor encara a sua música. Despojado de efeitos mas nem por isso de criatividade. Depois dos momentos de comunhão de “Viola Braguesa” (FlorCaveira, Merzbau, 2008), em ”Um Fim-de-Semana no Pónei Dourado” a exploração é mais ampla, aberta, centrada quase sempre num ténue  baloiçar entre o eléctrico e o acústico; um discorrer por entre um filamento pop de popular, que brota das palavras ditas pelo cantautor, radicado na ideia da desconstrução de uma certa forma de ser pop, folk, rock ou outra coisa qualquer – será por acaso que encontramos um  “Zappa Português” no alinhamento? É esta espécie de moderada  e vagueante anarquia criativa, confronto entre uma coisa e o seu contrário, ou outra bem diferente, mas sempre com aquela ternura primaveril, que nos causa algum sobressalto interior, alguma inquietação; geralmente estimulante; sempre positiva. O ser tão português e ser tão diferente. As palavras não se escondem em pronúncias estrangeiras – muitas vezes más, antes se dizem em português – e do bom, com a vontade de dizerem algo, efectivamente. E dizem, por mais marcadas que sejam pela rotina dos dias. Mas dizem.
Para mais do que um fim-de-semana. Com ou sem pónei dourado. No fundo, é a música que importa. E esta tem personalidade.

Ouvir B Fachada no MySpace

capa de Um Fim-de-Semana no Pónei Dourado
“Um Fim-de-Semana no Pónei Dourado” – B Fachada (FlorCaveira, 2009)

01 Zé!
02 O ciúme e a vergonha
03 Pelas ruas
04 Soraia
05 Zappa português
06 D. Filomena
07 Beijinhos
08 Habituais
09 Mimi 3
10 Conceição
11 Lá na Selva

género: pop
www.florcaveira.com
www.myspace.com/florcaveira

By Rui Dinis

Rui Dinis é um pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado intermitentemente desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.

One thought on “”Um Fim-de-Semana no Pónei Dourado” – B Fachada”

Comments are closed.