OLHARES|”Lady Cobra” - Riding Pânico

30Abr08

Um choque? A confirmação? Mas não, pasme-se: “Lady Cobra” não é um disco surpreendente, mesmo que o inicial “E se a Bela for o Monstro” seja por demais excitante - como tudo o que se lhe segue. A estupefacção? Sejamos rigorosos, não será surpreendente para quem conhece a curta história dos Riding Pânico; uma história redigida através de dois EP e alguma rodagem pelos parcos palcos deste país. Na verdade, apetece exclamar:
- Riding Pânico de corpo inteiro, finalmente!
Por outro lado - agora o certo, “Lady Cobra” é um disco surpreendente - mesmo que não o seja, sendo de todo reconfortante tomar consciência como o septeto lisboeta ultrapassou algum possível receio existente em redor do primeiro álbum, advindo de alguma ansiedade criada por uma actividade anterior já de si reconhecida. Mas então? Não, “Lady Cobra” não é um disco surpreendente - mau Maria!, “Lady Cobra” é apenas a confirmação de uma maioridade, do estado de maturidade criativa e estética a que chegaram os Riding Pânico. Um estado emocional superior que lhes permitiu libertarem-se, expandindo-se criativamente. Sem vozes, apenas com a electricidade; psicadélica, melódica…interiormente vibrante.
Eléctrico, espaçadamente denso, pintalgam de intensidade abstractas paisagens urbanas, cheias, escuras, perdidas de multidão“; frase escrita por aqui por ocasião do primeiro EP do grupo, continua em “Lady Cobra” a fazer todo o sentido. Muito sentido. Diria mesmo que até se acentua. É uma tensão controlada, a que ressalta de cada argumento traçado para este disco; a manhã, o sol, o vento, a chuva, a tempestade, a noite, o sonho - são ambientes. Nunca a tentação do ensurdecedor abraça os Riding Pânico, há antes uma tensão constante situada algures entre o hipnotizante e o explosivo, um lento caminhar que não se esgota numa qualquer ideia de pós-rock, pós-hardcore ou pós-qualquer coisa. “Lady Cobra” deixa conhecer uns Riding Pânico mais expansivos, livres, mais criativos e construtores de uma sonoridade fundamentada num crescendo de electricidade, postada entre uma bateria de início preguiçosa - depois bem nervosa - e umas guitarras em extensão - depois em distensão, qual introdução de um movimento cíclico e repetido a cada faixa; e como esquecer a beleza acústica do piano nos belíssimos interlúdios “Naja” e “Àspide”? - sem esquecer a presença da harpa de Eduardo Raon e do violoncelo de Daniela Rodrigues.
Puro deleite, deixar a imaginação participar na construção das paisagens sónicas expostas, quase sempre contundentes na sua síntese. A reconstrução mental de todo um cenário, qual movimento ritualístico em volta de uma ideia - há quem lhe chame comunhão. Uma ideia de rock instrumental portentoso, ambiental, atmosférico, qualquer coisa com muitas cores, muitas tonalidades, nem sempre muito definidas, mas quase sempre encantatórias. E depois, dá sempre que pensar; pensar que ao vivo os Riding Pânico transfiguram-se e são ainda melhores; o limpo vira sujo; a deambulação vira geralmente crispação. Aqui, “Lady Cobra” cumpre o seu papel.
Intenso. Afinal, surpreendente. Grande disco.

som Riding Panico.


“Lady Cobra” - Riding Pânico (Raging Planet, 2008)

tipo Rock/Instrumental
sítio www.myspace.com/ragingplanetrecordsportugal
sítio www.ragingplanet.pt

Popularity: 23% [?]



0 Responses to “OLHARES|”Lady Cobra” - Riding Pânico”


  1. No Comments

Leave a Reply


Comment guidelines: No spamming, no profanity, and no flaming. Inappropriate comments will be deleted outright.




 Subscribe in a reader


a trompa por e-mail:

Delivered by FeedBurner


contactos






pub TubarãoEsquilo



divulga blogue a trompa avisa

procurar no blogue

Categorias

outras trompas

a trompa no HI5 a trompa no Last.fm a trompa no VIRB
a trompa no MySpace a trompa no PureVolume a trompa no technorati
a trompa no palco principal a trompa no VodPod a trompa no twitter





agenda de concertos



jukebox

This text will be replaced by the flash music player.

This text will be replaced by the flash music player.

This text will be replaced by the flash music player.

TrompaTV


portugal undeground: hoje


> The Ultimate Architects - EP 2001
DOWNLOAD LIVRE

mais amigos

link com logo do Sinfonias de Aço
link com logo Festival Corroios



link com logo do Rascunho
link com banner da fenther

do Rock Rola em Barcelos

link com logo da cãoceito


link com banner do blog opuskulo
link com banner do blog daemonivm
link com banner do portal Audiência Zero




no play...

Disco | 01 - "Folklore Hardcore" - Fadomorse

Disco | 02 - "Before We All Implode" - Monomonkey

Disco | 03 - "Endless Times - The Other Side

Disco | 04 - "The 5 Songs EP" - Lisamona

Disco | 05 - "Plays Ghost" - Green Machine

Disco | 06 - "Vessels+Guiding Lights" - His Sad Quote

Disco | 07 - "Nothing's Ever Good Enough" - Electric Willow
capa de Nothing's Ever Good Enough
Disco | 08 - "Amor Global" - Chaparro
capa de Amor Global

nas bancas

//Blitz #23
capa Blitz
//Jazz.pt #17
capa Jazz.pt #17
//Underworld-Entulho Informativo #25
capa Underworld 25
//Elegy Ibérica #9

//Loud! #87

//Arte Sonora #3

//Checksound #3

//Dance Club #1301
capa Dance Club

contas e afins

Who links a trompa
visitor stats Add to Technorati Favorites blogaqui? a-trompa.net - SEOmeter SEO tools BlogBlogs.Com.Br Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

últimas da tubarãoesquilo

referers

Donde vêm:
Link to this page and get a link back!
 

Fechar
E-mail It