Fundador dos Madredeus, o violoncelista, compositor, letrista, vocalista, arranjador e produtor Francisco Ribeiro, acaba de lançar o seu álbum de estreia:

O disco Desiderata A Junção do Bem é a primeira aventura em grande escala do músico Francisco Ribeiro depois da saída dos Madredeus. Neste disco, o violoncelista assume a direcção, os arranjos e a interpretação vocal em alguns dos temas. Estes inscrevem-se na tradição da música clássica e contemporânea, mas sem perderem a ligação a uma ideia de portugalidade e às influências variadas da cultura mediterrânica.” (1)

O disco foi gravado este ano na Casa da Música e nos estúdios Stereosound, contando com as participações da Orquestra Nacional do Porto, do maestro inglês Mark Stephenson, da cantora Inuít Tanya Taqaq e dos músicos nacionais José Peixoto, Natália Casanova, Filipa Pais e José Perdigão.
A música disponível no MySpace deixa antever um belíssimo disco.

Ouvir Francisco Ribeiro no MySpace

capa de Desiderata A Junção do Bem
“Desiderata A Junção do Bem” – Francisco Ribeiro (Multidisc, 2009)

género: contemporânea
www.stereosonic.org/francisco

By Rui Dinis

Rui Dinis é um pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado intermitentemente desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.