Colorbeat
Com um ano de 2009 marcado por um EP homónimo e pela presença nos Novos Talentos FNAC 2009, 2010 merece ser o ano do grupo da Amadora. Merece mesmo.
fato/feto
Vencida a edição de 2009 do Festival de Música Moderna de Corroios, o 2010 dos eborenses fato/feto será marcado pela edição de dois EP. Mais rock português a considerar.
Guta Naki
Embalados pela vitória no Restart Resound Fest 2009, os lisboetas Guta Naki podem bem vir a ser uma das boas surpresas de 2010; tudo num pop-rock de base electrónica e feições alternativas.
Headstone
A cumprir quatro anos de existência em 2010, e um EP editado em 2009, o grupo portuense prepara-se para enfrentar 2010 com um primeiro álbum. As amostras não deixaram dúvidas.
Long Way to Alaska
Sem levantar excessiva poeira, o final de ano seria marcado pela edição de “Melodies to greet sunrise and feed sunset”, um belo EP de quatro faixas a marcar a estreia dos Long Way to Alaska. Vamos ouvir falar deles em 2010. Certamente.
Nubila
Vencedor do concurso Jovens Criadores 2009, Nubila é um novo projecto de electrónica/dubstep de Marco Miranda (M-Pex; guitarra eléctrica e programações) e Pedro Gonçalves (teclados e programações).
Orelha Negra
Estou convencido que “Lord” foi apenas o primeiro grande single; “Blessed” o segundo e que 2010 vai ser preenchido com o grande groove dos Orelha Negra.
Paus
Aconteça o que acontecer, vamos estar à espera do EP de estreia dos Paus e de ver em palco a poderosa dupla de bateristas Joaquim Albergaria e Hélio Morais. Ponham-se a pau!
Tigrala
Vai ser o ano de Tigrala. Tem de ser. O grupo junta Norberto Lobo e Guilherme Canhão ao percussionista mexicano Ian Carlo Mendoza. Vai ser um ano Tigrala. Só pode.
You Can’t Win, Charlie Brown
Com apenas um ano de vida, coroado com a participação nos Novos Talentos FNAC 2009, 2010 verá chegar o EP de estreia dos You Can’t Win, Charlie Brown. E com ele a confirmação de mais um interessante projecto nacional.
// Long Way to Alaska (Foto: Joana Castelo)
Os melhores são, sem duvida, os You Can’t Win, Charlie Brown!
Estão ai listadas bandas com bastante valor, sem duvida. Tenho que assinalar: Falta Pintarolas na lista.