Normalmente, nem sou dos maiores críticos do Festival da Canção. Digamos que apenas lhe dou a importância que efectivamente tem e merece. E naturalmente, não é muita. Em todo o caso e mantendo-se o ritual, assisti às duas meias-finais da edição de 2010 tendo ficado verdadeiramente assustado com a qualidade geral da coisa. Alguns dirão, se calhar com razão, que não é coisa de agora. Muito bem, até pode ser, mas este ano fiquei mesmo chocado com muito do que vi. Foi mau. Foi mesmo muito mau. E o pior é que algumas dessas canções passaram mesmo à final. Fiquei mesmo mal impressionado.
Ainda assim, e olhando ao contexto, vou deixar-vos a minha aposta; sem dúvida.
ww1.rtp.pt/wportal/sites/tv/festival_cancao2010
Pois meus amigos, não sei se vocês já andaram de barco. Já? Estão a ver aquele sensação de subir, descer, subir, descer… náusea… vómito. Bolas, estas músicas sobem, descem, sobem e voltam a descer e… inevitável. Pior só mesmo aquelas músicas religiosas que os jovens vão interpretar ao lar onde estão os meus familiares mais velhos. Já avisei um: quando eu for para lá, se me vierem com aquelas “Ele aaaama-noooos… O Senhoooooor…” corro tudo à bengalada e atiro-lhes com a arrastadeira.
Bolas, este festival da canção – e eu também não consegui ver mais de três canções – foi demasiado mau. Diria mesmo: MAU, um insulto à música e à criatividade artística. Ao menos os pimbas sempre se divertem…
Abraço,
Manuel Melo
http://www.sinfonias.org
http://www.sinfonias.org/blog
Não consegui ouvir mais de 3 canções. Péssimas interpretações, canções sem qualquer conteúdo lírico ou melódico. É pena que sejamos representados internacionalmente num nível tão baixo.