Quantos frames por segundo?
Um ponto prévio: Não é obrigatório, mas “Zoetrope” fará sempre muito mais sentido quando embrulhado em toda a imagética que o suporta em palco. Não é obrigatório mas dá-lhe outra vida. Parece óbvio; mas nem sempre.
Depois, e não sendo de agora, é em consciência que o afirmo: os Micro Audio Waves mereciam muito mais do que aquilo que o mundo lhes tem oferecido. Sabemos que este nem sempre é muito justo, e que os seus dias correm quase sempre de uma forma anárquica, em velocidades e direcções diferentes; correm demasiado depressa para se aperceberem do que ocorre à sua volta. Mereciam. No meio, lá está um projecto que insiste em traçar um rumo muito próprio, longe do mainstream e centrado no prazer pelo prazer. “Zoetrope” é isso e muito mais; porque é um espectáculo diferente; porque é um espectáculo total; porque há nele um outro nome de relevo: o coreógrafo Rui Horta.
“Zoetrope” é um grande espectáculo. Foi assim que os Micro Audio Waves e Rui Horta o imaginaram e é assim que o é. É óbvio que abordando apenas o elemento musical, há toda uma outra componente que se perde na viagem. Mas não é grave; e não é grave porque a música nos convence só por si. É um disco claramente Micro Audio Waves; é a electrónica de sempre do projecto de Flak, C Morg e Cláudia Efe, neste também com Francisco Rebelo, que dá vida a uma espécie de concerto encenado. Conhecendo o DVD desta edição torna-se claramente mais fácil perceber a música de “Zoetrope”, mas não conhecendo, também não é difícil imaginar como esta pode servir a imagem e o movimento de uma forma quase perfeita. Não sendo um álbum típico, é um disco expressivo, sonoramente convulsivo e imageticamente misterioso. É.
“Zoetrope” é uma estranha performance coreográfica; objecto multimédia para coleccionar. “Zoetrope” é arte em movimento e a música dos Micro Audio Waves é a água que nos mata a sede. Uma delícia.

capa de Zoetrope
“Zoetrope” – Micro Audio Waves (Edição de Autor, 2009)

01 Zoetrope Theme
02 Uncanny Dolls
03 Hubble the Bubble
04 Cartoon Real
05 Be Brave Dave
06 Sunshine Sunlight
07 Parade Line
08 Mirror, Mirror on the Wall
09 Speeding Ball
10 Long Tongue (Remix by DJ Ride)


www.microaudiowaves.com

By Rui Dinis

Rui Dinis é um pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado intermitentemente desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.