Editado hoje, “Ruído do Silêncio” é já o quinto trabalho de estúdio dos Dazkarieh.

(…) Depois de uma digressão internacional que os levou a salas e festivais da Malásia, Alemanha, Áustria, Estónia, Polónia, Espanha e Portugal, a banda regressa com um disco que revela uma banda mais madura e que explora a sua sonoridade já consolidada em volta da música de raíz tradicional, assim como novos caminhos musicais. É inquestionável que o som dos Dazkarieh é único e “Ruído do Silêncio” só o vem comprovar.
Doze temas de música intensa levam-nos numa viagem pelo imaginário sonoro de Portugal e do Mundo. Composições originais com letras assinadas por Joana Negrão e músicas de Vasco Ribeiro Casais a par e par com arranjos de temas da tradição oral portuguesa, mais uma vez explorando os caminhos do passado escutando e tocando recolhas antigas e tornando-as vivas para as novas gerações. Desde a explosão sonora que nunca imaginaríamos sair dos instrumentos acústicos usados, a momentos de grande contemplação e intimismo (…)
” (nota de imprensa)

Os Dazkarien são formados por Vasco Ribeiro Casais (bouzouki, nyckelharpa e gaitas portuguesas), Joana Negrão (voz, pandeireta e adufe), Rui Rodrigues (guitarra e cavaquinho) e André Silva (bateria). Em “Ruído do Silêncio”, o grupo contou com a participação dos Velha Gaiteira (percussões e gaita-de-foles transmontana em “Repasseado da Calçada”) e de André Galvão (contrabaixo em “Mazurka da Água”, “Moda da Ceifa I” e “Ruído do Silêncio”).
Entretanto, o grupo vai andar por aí a mostrar o novo disco:

25 Mar – Hard Club – Porto
26 Mar – CCC – Caldas da Rainha
01 Abr – Acert – Tondela
02 Abr – Teatro Cine – Torres Vedras
07 Abr – Forum Romeu Correira – Almada
08 Abr – Teatro Cine – Castelo Branco
09 Abr – CAE Portalegre
13 Abr – Cinema S.Jorge – Lisboa
14 Abr – TAGV – Coimbra

foto de Dazkarieh

género: world music
www.dazkarieh.com
www.myspace.com/dazkarieh

By Rui Dinis

Rui Dinis é um pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado intermitentemente desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.