Joana Sá em “Through This Looking-Glass”, finalmente
Já esperado há algum tempo, a pianista dos POWERTRIO, Joana Sá, tem finalmente à venda o seu álbum a solo – lançado dia 23 de Março. O disco chama-se “Through This Looking-Glass” e foi alvo de uma edição especial em CD+DVD.

‘through this looking glass’ é uma peça de Joana Sá para piano preparado, toy piano, electrónica, utensílios e mobile, com fortes componentes cénicas e performativas. Inspirada no imaginário onírico e surreal de Lewis Carroll e trabalhando a relação da música com a poesia, a peça divide-se em duas partes distintas: I. ’13 mini(cre)atures for robert schumann’ e II. ‘liberdade é pouco. o que desejo ainda não tem nome’.
Na travessia para ‘o outro lado deste espelho’, as criaturas encontradas são feitas de sons e lógicas musicais diferentes num mundo sonoro bizarro e hipnotizante. Joana desliza para dentro, por baixo, por entre, para fora do piano como quem procura as lógicas e entranhas escondidas, esquecidas de uma eventual e possível infância deste instrumento que se tornou, pela sua carga histórica, de uma ‘seriedade’ quase intocável. Afinal, o piano pode. E pode o pianista também (…)
” (1)

A edição é da editora alemã Blinker e a amostra disponível deixa antever uma peça fantástica.
Com o álbum, Joana Sá inaugurou também uma instalação alusiva ao mesmo, na Trem Azul, em co-autoria com Daniel Neves e Rita Sá. A exposição vai estar patente até ao dia 14 de Abril.

Ouvir Joana Sá

capa de Through This Looking-Glass
“Through This Looking-Glass” – Joana Sá (Blinker, 2011)

género: experimental
www.joana-sa.com
www.myspace.com/joanasacatarino
www.blinkerblinker.eu

By Rui Dinis

Rui Dinis é um pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado intermitentemente desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.