Hoje, é dia de Julie & The Carjackers. É verdade, foi hoje lançado o muito aguardado álbum de estreia dos lisboetas Julie & The Carjackers, projecto criado por João Correia (voz, guitarra e percussão) e Bruno Pernadas (guitarra) e igualmente frequentado por Inês Sousa (voz e percussão), Margarida Campelo (voz e teclados), Pedro Pinto (baixo e contrabaixo) e António V. Dias (bateria e voz). Chama-se “Parasol”:

(…) Depois de um primeiro EP em que já se pressentia uma beleza tímida e uma mestria no manejar da linguagem indie-pop, num registo simples e quase etéreo, os principais culpados do colectivo Julie and the Carjackers – denunciemo-los, para que a história os julgue: os compositores, autores e musicos João Correia e Bruno Pernadas – vão mais longe e assinam uma colecção de temas onde o clássico e o moderno habitam pacificamente e soam bem. Assumindo descaradamente o gosto pela melodia e pelas harmonias doces, sem medo dos arranjos vocais complexos e das vozes afinadas gravadas «à frente» dos instrumentos, Julie and the Carjackers juntam a isso experimentalismos absolutamente modernos que não por acaso fazem sentido. Sem medo de «sujar» a canção pop perfeita, Parasol abriga atmosferas que vão de Beck e Bryan Wilson até à mais inesperada exotica, de uma forma absolutamente original que garante ser esta uma das melhores estreias nacionais de 2011 (…)” (nota de imprensa)

O disco foi gravado entre Outubro de 2010 e Maio de 2011, com a ajuda de Walter Benjamin e João Paulo Feliciano. A produção ficou a cargo de João Correia e Bruno Pernadas. A masterização foi feita por Rafael Toral no seu Noise Precision Studio.

Ouvir Julie & The Carjackers

capa de parasol
Julie & The Carjackers – “Parasol” (Pataca Discos, 2011)

| ROCK | FOLK |
www.julieandthecarjackers.com
www.facebook.com/JulieandTheCarJackers
www.reverbnation.com/julieandthecarjackers
www.pataca.pt

By Rui Dinis

Rui Dinis é um pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado intermitentemente desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.