Parece haver aqui uma sensação de injustiça. Não sendo tarde para a reparar, o futuro também não parece assim muito interessado em fazê-lo. Também não é nada de catastrófico, em todo o caso, parece injusto o relativo esquecimento a que o EP de estreia de Biancard tem sido votado e eventualmente continuará a ser. Não sendo preenchido por uma originalidade desarmante, “Biancard” é ainda assim um disco que nos diverte e aconchega o espírito.

Produzido por João Só e Nelson Carvalho, o disco de Biancard é uma das boas surpresas lançadas pela Optimus Discos no fim do ano passado, desvendando-nos um jovem rocker em ascensão. A música de Biancard é pensada e executada com uma certeza quase absoluta e o peso suficiente para se manter facilmente à tona das sonoridades mais pop. De verbo fácil e bem medido, as palavras e a voz de Biancard ajudam a fazer deste EP um disco com algum relevo para a pop-rock dos últimos tempos. Uma relevância desconhecida.

E esta é a injustiça. “Biancard” merece chegar a mais e mais público, porque são canções musicalmente encorpadas, de letras jovens e actuais que se encaixam perfeitamente nos arranjos tocados por David Pires (bateria e percussões), Miguel Araújo Jorge (baixo e guitarra), António Fontes (farfiza e piano) e João Só (guitarras eléctricas e acústicas e coros). São canções com genica.

“Biancard” é um disco que passa depressa e bem com uma energia e fluidez que encantam e distraem; melhor ainda, o disco está disponível para download legal e gratuito.

Biancard – “Biancard” (Optimus Discos, 2011) | POP-ROCK | Download Legal de “Biancard”
www.facebook.com/JBiancard
optimus.blitz.pt/discos

By Rui Dinis

Rui Dinis é um pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado intermitentemente desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.