Um sol…mais do que isso, um céu, também.
Hoje andei a espreitar um sol, à noite – tentei, pelo menos. Acho que consegui. Este “Sol” que espreitei nasceu da reunião de Maria João – acabada de sair de uma intensa relação artística com o pianista Aki Takase – com o grupo Cal Viva – colectivo formado por José Peixoto (guitarra) e Carlos Bica (contrabaixo) em finais de 1989 – e com o pianista Mário Laginha. Encontros e reencontros, portanto…
O álbum “Sol” é um disco fortemente marcado por uma sonoridade jazz fundida com uma certa música tradicional portuguesa, com realce para a utilização da guitarra portuguesa – especialmente em “Fado”, um curioso dito cujo na voz de Maria João. Acompanhada por um leque de músicos verdadeiramente de eleição, José Peixoto, Carlos Bica, José Salgueiro e Mário Laginha – aos quais se juntou ainda Erménio de Melo na guitarra portuguesa – Maria João continuou neste “Sol” a dar espaço à exploração dos seus grandes dotes de performer, exploração materializada numa forma única de trabalhar a voz e as palavras e a forma como estas se podem cruzar de uma forma tão vincada, original, tão musical.
O disco foi produzido por Matthias Winckelman e é uma bela recordação do jazz fusão nacional.


“Sol” – Maria João & Grupo Cal Viva (Enja Records, 1992)

01 São João
02 Quinta Das Torrinhas
03 Santa Cruz
04 Cobras e Rãs
05 Oca de Conter-me/sis
06 Fado
07 Um Dia Inteiro
08 Os Amantes Sem Dinheiro

Jazz/Fusão

By Rui Dinis

Rui Dinis é um pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado intermitentemente desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.