Calhau! tem novo disco e prepara-se para apresentá-lo ao vivo. Chama-se “Magneto Luminoso Condutor Sombra” (Edição de Autor, 2013) e está em audição integral no bandcamp do projecto.
“Calhau! emerge da tradicional música popular portuguesa (exaustivamente documentada por Michel Giacometti e Fernando Lopes Graça), tendo vindo a desenvolver desde 2006, um admirável trabalho transdisciplinar em música, artes visuais, e filme. Autores de uma vasta discografia maioritariamente de autor, lançaram Quadrologia Pentacónica em 2011, na editora nacional Rafflesia, e passam em Coimbra para apresentar o novo Magneto Luminoso Condutor Sombra.
Tanto no título como na fotografia do duo feita para promover o disco, os Calhau! parecem fixados, desta feita, nos contrários. Notaram, por exemplo, que “a palavra inglesa para negro (black) ia buscar origem à palavra latina para branco (blancus), como se de alguma forma o negro viesse do branco”, explicam por e-mail. “O que nos interessava aí não era o reconhecimento dos opostos (estáticos), mas antes o que acontece quando estes se relacionam ou quando um se dissolve no outro até à indistinção. Por isso, não é só luz e sombra, mas também magnetismo e condução. Depois, a coisa foi construindo o seu próprio espaço impróprio e bastardo.” – Retirado de artigo sobre o novo álbum, publicado no ípsilon em 1 de Março de 2013.” (nota de imprensa)
O espectáculo de apresentação está marcado para o dia 5 de Abril, às 22h, na Quebra Orelha, em Coimbra. Calhau! é um projecto formado por João Alves (electrónica e objectos) e Marta Ângela (voz). {EXPERIMENTAL | OUVIR}
muito bom, já o o primeiro deixou-me hipnotizado.