ultraleve

Dizem que é o disco deste Verão e que a pop nunca foi tão portuguesa. De uma forma ou de outra, está aí o disco de estreia dos Ultraleve (Universal, 2013), um novo projecto pop com membros de Virgem Suta (Nuno Figueiredo) e Pinto Ferreira (Bruno Vasconcelos).

“(…)”Percebemos que tínhamos um gosto particular pela música pop, pop-rock, com nuances muito carregadas. Este foi o ponto de partida que nos fez lançar aquela frase para o ar “um dia, temos que fazer qualquer coisa juntos””, recorda Bruno Vasconcelos. Seguiu-se uma partilha de músicas, à distância, uma troca de ficheiros digitais que condensavam canções animadas, cheias de humor e com ritmos avassaladores: «Ultraleve» nasce em estúdios caseiros, escrito, composto, interpretado e produzido por estes salteadores de uma pop adorada. «Queríamos fazer um álbum pop, que puxasse pelas nossas influências e sentimos que isso está muito patente na cor dos temas. Fizemos tudo isto para nos divertirmos, para fazermos experiências. E essas experiências passaram por aparelhos que nunca tínhamos usado, por uma abordagem que nunca tínhamos feito…», recorda Bruno.

Na sua suprema ode à pop, «Ultraleve» dedica-se à guitarra mas também se apaixona pelos sintetizadores, rendendo-se à imponência de ritmos que impelem os movimentos dos corpos. E é, genuinamente, pop. «Sentimos que havia uma relutância em relação ao que é pop e queríamos mesmo chegar ao cúmulo de pegar em clichés e brincar com eles. Isto não quer dizer que tenhamos simplificado nada – até porque a pop não tem que ser simples. São canções leves mas era isso que queríamos fazer – daí o nome da banda. Ultraleve».

Em «Ultraleve», fala-se de viagens imaginárias ao Havai, de realidade mundanas mergulhadas em 3G e cita-se Rui Veloso ou Pedro Abrunhosa. «A ideia era fazer algo fresco, com ritmos e arranjos alegres. As letras são castiças – mas, sendo narrações de amores, têm uma abordagem leve e descomprometida. Há uma certa tendência para fazer da vida uma novela – e esta novela é cómica e com uma gargalhada interior sobre a própria desgraça (…)” (nota de imprensa)

Em palco, os Ultraleve vão ter também Sérgio Nascimento na bateria e Nuno Simões no baixo.  De seguida, o vídeo para o segundo single do álbum, “Cabeça no Ar”. {POP | OUVIR}

By Rui Dinis

Rui Dinis é um pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado intermitentemente desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.