[Nota de Imprensa]
Em 2013 o Jazz volta ao Parque de Serralves nos dias 14, 21 e 28 de Julho (este ano aos domingos) sempre às 18h. Nesta 22ª edição do Jazz no Parque, novamente com programação a cargo de António Curvelo, sobem ao palco os projetos 100 Umbrellas, de José Meneses, Mingus Project, de Nelson Cascais e o Trio Azul de Carlos Bica.
A abrir, no dia 14 de julho, a apresentação do projeto 100 Umbrellas, do saxofonista José Menezes sobre a música de Eric Satie, permite sublinhar dois aspetos cruciais da realidade jazzística portuguesa: a experimentação e a clandestinidade a que esse trabalho exploratório é frequentemente condenado por falta de oportunidades.
No domingo seguinte, 21 de julho, estará em palco o grupo Mingus Project, liderado pelo contrabaixista Nelson Cascais. Este agrupamento remete para um alicerce essencial do jazz: a renovação geracional e a aprendizagem musical, na dupla vertente académica e vivencial. Professor na Escola Superior de Música de Lisboa, Nelson Cascais juntou em torno da herança musical de um dos maiores autores do jazz, Charles Mingus, alguns dos seus mais brilhantes alunos, que hoje garantem a imprescindível passagem de testemunho. Uma renovação tanto mais profunda e acelerada quanto construída na partilha diária, musical e humana, da experiência acumulada pelos músicos “veteranos”.
O Jazz no Parque encerra no dia 28 de julho com o Trio Azul de Carlos Bica. Uma presença que evoca uma realidade histórica que, de forma decisiva e em todas as latitudes, ajudou a forjar e a cimentar a universalidade do jazz – a migração artística intercontinental que trouxe os músicos de jazz dos EUA à Europa (e depois à Asia) e que, posteriormente, levou os músicos europeus até às Américas. Ou não fosse Carlos Bica um raro exemplo do músico de jazz português “exilado” na Europa (Alemanha), onde veio a afirmar-se como líder do seu próprio trio internacional (com um músico alemão e outro norte-americano).
14 de julho (domingo), 18h00
JOSÉ MENEZES – 100 UMBRELLAS
José Menezes – saxofones
Gonçalo Marques – trompete
Mário Delgado – guitarras
Carlos Barretto – contrabaixo
José Salgueiro – bateria
21 de julho (domingo), 18h00
NELSON CASCAIS – MINGUS PROJECT
Nelson Cascais – contrabaixo
Diogo Duque – trompete
Ricardo Toscano – saxofones
Victor Zamora – piano
Vasco Furtado – bateria
28 de julho (domingo), 18h00
CARLOS BICA – TRIO AZUL
Carlos Bica – contrabaixo
Frank Mobus –guitarra
Jim Black – bateria
{SÍTIO}